Missa Jovem Arquidiocese de Cascavel

Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Cascavel volta a realizar a Missa Jovem.
13/05/2021 04:05
5 minutos de leitura
Missa Jovem Arquidiocese de Cascavel

Missa Jovem será retomada após pausa devido a pandemia.

Neste mês acontecerá no dia 20 de maio (quinta), às 22:30 horas, na Catedral Nossa Senhora Aparecida.

Com o objetivo de evangelizar a juventude, especialmente os universitários, em março de 2016, o Setor Juventude da Arquidiocese de Cascavel (PR) criou o projeto da “Missa Jovem”. Uma quinta-feira por mês, às 23h, a Catedral de Nossa Senhora Aparecida, no centro de Cascavel, abre as portas para acolher os jovens para uma missa voltada a eles. O horário da missa, que dura no máximo 1h10, visa favorecer o jovem para que possa chegar a tempo e também voltar para casa em segurança.

A iniciativa nasceu do coração do jovem Everton Cesar Guimarães que, na época (2016), era o coordenador do Setor Juventude. Após participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013, Everton foi impulsionado pelas palavras do Papa Francisco: “A Igreja precisa de vocês, jovens, do entusiasmo, da criatividade, da alegria”. A partir disso, começou a pensar numa forma de reunir os jovens na Igreja, especialmente aqueles que se afastam após iniciar a faculdade, por isso uma das primeiras preocupações foi quanto ao horário.

Leonardo Lang, coordenador do Setor Juventude, que também participou do início do projeto, a “Missa Jovem” é uma iniciativa que mostra ao jovem que ele cabe na Igreja. “É algo que atrai o jovem e fixa nele que a Eucaristia é o centro da caminhada. Nessa missa eles se sentem acolhidos e para que o jovem seja igreja, ele precisa ser atraído”, disse Leonardo.

Para o padre Jorge Ricardo Lindner, reitor do Seminário São José e responsável pelo setor Juventude na Arquidiocese, a Missa Jovem é uma oportunidade de atrair a juventude para a Igreja. “Os jovens podem se sentir num ambiente que foi preparado para eles. Tem o objetivo de evangelizá-los, de acolhe-los, sem recriminá-los. É um ambiente em que procuramos acolhe-los com alegria e, por meio da Missa, evangelizá-los”, disse o sacerdote.

A frente do projeto há 4 anos, padre Jorge destaca que a Missa é também uma ocasião de promoção vocacional. “Nós realizamos muitas iniciativas vocacionais, em todas as missas eu faço o convite aos jovens, rapazes e moças, para refletir sobre a sua vocação. Nós também tivemos numa missa a instituição do ministério de acólito e leitor de seminaristas e isso foi uma grande propaganda vocacional”, disse o padre.  

A Missa Jovem na Arquidiocese de Cascavel é inspiração para as demais dioceses do Paraná e também do Brasil, como algo que deu certo com a juventude. “É uma iniciativa que tem trazido o jovem para a Igreja, devido a linguagem, a pedagogia, a dinâmica, a atenção as necessidades dos jovens. Eles precisam disso diante da realidade social em que vivem. Eu acredito que é um tipo de projeto que ajuda, atrai e que é uma resposta para a nossa atualidade”, afirmou padre Gustavo.

Acompanhe mais informações nas redes sociais @missajovem.cascavel

*Atenção limite de 700 pessoas

*Manter distanciamento        

*Obrigatório o uso de mascara e álcool gel.

Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: