MARIA, A MÃE DA IGREJA

PRESENÇA ORANTE, DA IGREJA NASCENTE.
12/05/2021 06:05
3 minutos de leitura
MARIA, A MÃE DA IGREJA


Nossa Senhora é testemunha da Ressurreição de Jesus, seu Filho. Sua presença no cenáculo esperando o Espírito Santo prova que Maria, Mãe e discípula, não encerra sua experiência ao pé da Cruz. Maria é a continuidade do mistério de Cristo, que se consagra na Páscoa e tem como ápice a efusão do Espírito Santo em Pentecostes. Maria enriquece, desenvolve e assume, da mesma forma que no Calvário, na Igreja nascente, também a figura de Mãe. Maria, a Mãe da Igreja. 


A Ascensão do Senhor, quarenta dias depois da Ressurreição, festeja a gloriosa subida de Cristo à direita do Pai. Maria na Ascensão do Senhor é uma informação que a tradição nos passa. Maria é a centralidade entre os discípulos, caracterizando o aspecto eclesial desta presença, antecipando a espera de Pentecostes.

A imagem da Igreja na terra é Nossa Senhora, orante com as mãos para o céu invocando o Espírito Santo pela Igreja, esposa de Cristo. A partir da Ascensão do Senhor, a Santíssima Virgem roga com humildade que o Espírito Santo habite entre nós.


A presença de Maria no Cenáculo de Pentecostes, coloca Maria no meio da vida apostólica, onde na hora da descida do Espírito Santo, ela está com os apóstolos. A efusão do Espírito é semelhante ao mistério da Anunciação, uma idêntica força provinda do alto, força que cobriu Maria com sua sombra, força que agora inunda os apóstolos. Nossa Senhora une o Cristo que encarna e a Igreja que nasce por meio do Espírito Santo como uma testemunha silenciosa, prudente e discreta, em que o Espírito de Pentecostes harmoniza e distingue. À espera do Paráclito, pela sua missão, solidariedade e carisma, Maria é a parte da Igreja com a função de congregar a todos na comunhão.


E celebramos também a memória obrigatória de Santa Maria, Mãe da Igreja, na segunda após Pentecostes, instituído pelo Papa Paulo VI. Em pleno exemplo de Maria para a Santa Igreja Católica, podemos viver o mistério do Tempo Pascal, vendo em Nossa Senhora tais mistérios e os comunicando ao mundo.


Pastoral da Comunicação Arquidiocesana de Cascavel.

Fonte: https://arquicascavel.org.br/