Dia Internacional da liberdade de imprensa

A liberdade de imprensa é necessária, pois tem um papel muito importante e na maioria das vezes ela acaba não só informando, mas também, denunciando, transformando e revolucionando.
03/05/2021 05:05
2 minutos de leitura
Dia Internacional da liberdade de imprensa

Hoje dia 03 de maio comemoramos o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Um  direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre.


Criado pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação,  Ciência e Cultura através da Decisão A/DEC/48/432 de 1993. A data foi criada para alertar sobre as impunidades cometidas contra jornalistas que foram  torturados ou assassinados como consequência de perseguições por informações apuradas e publicadas.


A liberdade de imprensa é necessária, pois tem um papel muito importante e na maioria das vezes ela  acaba não só informando, mas também, denunciando, transformando e revolucionando.


Por meio da informação independente e sem censura, a população pode avaliar corretamente os acontecimentos da vida pública. 


A liberdade requer coragem

Disse o Papa Francisco:

“Num tempo de fake news, a humildade impede comercializar o alimento vencido da desinformação e oferece o pão saudável da verdade. O jornalista humilde é um jornalista livre. Livre dos condicionamentos. Livre dos preconceitos e, por isso, corajoso. A liberdade requer coragem.”

Em seu discurso, o Papa citou também os muitos jornalistas que perdem a vida em serviço, enquanto exerciam a sua profissão em guerras e situações dramáticas que vivem tantas pessoas no mundo. “A liberdade de expressão é um índice importante do estado de saúde de um país”, afirmou Francisco, recordando que a primeira medida de uma ditadura é acabar com a liberdade da imprensa.

A imprensa é fundamental na sociedade.


PASCOM Arquidiocesana de Cascavel

Por Jessica de Lima Santos, Jornalista.

Fonte: https://arquicascavel.org.br/
Tags: