Serviço de Animação Vocacional une Arquidiocese de Cascavel em oração pelas VOCAÇÕES.

58° Dia Mundial de Oração pelas Vocações. «São José: o sonho da vocação» é o tema escolhido pelo Papa Francisco. Destacando três palavras-chave da vida de São José para a vocação: Sonho, Serviço e Fidelidade. Intitulando ainda São José, como Guardião das Vocações.
29/04/2021 20:04
10 minutos de leitura
Serviço de Animação Vocacional une Arquidiocese de Cascavel em oração pelas VOCAÇÕES.

Nesse 25 de abril, de 2021, IV Domingo da Páscoa e domingo do Bom Pastor, celebrando o 58° Dia Mundial de Oração pelas Vocações, com o tema “São José: o sonho da vocação”, apresentado pelo Papa Francisco em sua mensagem. 

A Igreja particular de Cascavel se uniu em oração pelas vocações, com a grande participação do SAV (Serviço de Animação Vocacional), dos seminários, comunidades dos religiosos e religiosas consagrados, leigos e leigas de varias paróquias, assim como os padres em suas celebrações.

Contamos com um Tríduo Vocacional, e a celebração das 24 horas de oração pelas vocações, bem como seguindo orientações do SAV Arquidiocesano, a maioria das paróquias celebraram suas missas desse domingo fervorosamente vocacionais, na intenção de pedir ao Senhor da messe e Pastor do rebanho que envie operários para sua messe.

Padre Lucas Marobin, assessor do SAV e vice-reitor no seminário São José, destaca do evento: 

“O povo assumiu com amor os cinco dias que rezamos pelas vocações, cada um fez do seu lar uma autentica Igreja Doméstica, e testemunhou sua vocação de batizados no compromisso com o Reino de Deus". E acrescenta: “O que nos impele a continuar o trabalho pelo Reino neste tempo pandêmico é a oração".

Luís e Daiane Coser, coordenadores do SAV Arquidiocesano, expressam por palavras a alegria e gratidão desse momento:

"Ficamos muito felizes com o desempenho e carinho de tantas pessoas que fizeram a semana de Oração pelas Vocações, mediante um período tão complicado de pandemia acontecer. Esta atividade mesmo de longe, "nos aproximou" novamente uns dos outros, e a prova disso foram as fotos que cada pessoa ou família postou, em seus momentos de orações para demonstrar nossa união, as idéias e opiniões partilhadas e muito mais que esses dias nos proporcionou, enfim, pessoas representando várias congregações, movimentos e pastorais diversas, fizeram parte de tudo, e isso foi lindo demais. Mesmo a distância, nossos corações estavam em sintonia, bem conectados, e podemos perceber o quão poderoso é o poder da oração, uma conexão direta com Deus e por uma causa tão nobre." 

Irmã Maria de Lourdes, secretaria do SAV, apresenta seu parecer sobre todo esse momento:

“O tempo de pandemia nos deixou inseguros, às vezes tomar decisões importantes e até mesmo não importantes, nos deixa sem saber o que fazer. Como nos programar para algo que é inserto, incertezas essas que todos nós estamos vivendo, mesmo assim a arquidiocese de Cascavel, no grupo do SAV Arquidiocesano, decidiu tomar atitudes memoráveis, que mesmo em tempos difíceis, não impediu de decidir situações belas para nossa Igreja, decidindo que pudéssemos ter o tríduo vocacional, às 24 horas de oração pelas vocações e as missas vocacionais, apostando na adesão do SAV das paróquias, na adesão das comunidades religiosas masculinas e femininas, na adesão das paróquias da arquidiocese por rezar pelas vocações, lembrando assim do Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

Decisões grandes, decisões fortes, mas o mais bonito e importante, foi à adesão de todos, todos fizeram com que isso pudesse acontecer. É difícil acolhermos promoções em cima da hora, pois devido ao nosso contexto de inseguranças, tudo foi organizado em cima da hora, mas não impediu que acontecesse.

E participaram com entusiasmo e alegria, mostrando a Igreja vida da Arquidiocese de Cascavel. Parabéns ao SAV Arquidiocesano, parabéns aos religiosos e religiosas, que não mediram esforços, aos fieis que de suas casas se uniram em oração, pedindo que o Senhor da messe mande operários para a sua colheita.

Nós Irmãs Pias Operarias da Imaculada Conceição, rezamos por todos que já responderam ao chamado, mas também para os que ainda estão sendo chamados, para que tenham coragem de responderem a suas vocações.

Que Deus possa abençoar cada vez mais nossa arquidiocese, que o Senhor possa fazer com que tenhamos a continuação de Dom Mauro, um santo pastor, a essa arquidiocese que requer tanto, mas também sabe doar muito. Obrigado a todos aqueles que participaram. Deus abençoe todos nós!"

Irmã Beatriz, das Irmãs Franciscanas Angelinas, exalta a alegria e a importancia desse momento para nossa Igreja:

"O Senhor vos de a Paz!

Que alegria celebrar em unidade com toda Igreja, este momento de graça e de oração pelas vocações, intensificando nossas preces por todos os vocacionados e vocacionadas.

A convite do nosso Papa Francisco, contemplando a vida e o exemplo de São José, nesta semana, voltamos a nossa atenção ao seu testemunho por meio de três palavras essenciais e fundamentais para toda vocação: Sonho, Serviço e Fidelidade!

Mesmo diante de um contexto Pandêmico, muitos foram àqueles que se comprometeram a fim de que a “Cultura Vocacional” se propagasse. Que belo ver o empenho e as manifestações de tantas pessoas nestes dias.   

Como Família Religiosa também nos unimos e por meio do Tríduo, Adoração Eucarística e Oração, pedimos ao Senhor que continue e enviar santos sacerdotes, fervorosos religiosos para a sua messe, bem como,famílias que estejam dispostas a serem instrumentos de Deus na realidade em que são chamados.

Que São José nos auxilie em nossa caminhada e a seu exemplo possamos viver a nossa vocação na fidelidade e no abandono confiante a vontade do Senhor, que em nós realiza grandes coisas!"


E encerramos nossa mensagem, com a bela conclusão que o papa Francisco faz em sua mensagem. Ele diz:  “É a alegria que vos desejo a vós, irmãos e irmãs que generosamente fizestes de Deus o sonhda vida, para O servir nos irmãos e irmãs que vos são confiados, através duma fidelidade que em si mesma já é testemunho, numa época marcada por escolhas passageiras e emoções que desaparecem sem gerar alegria. São José, guardião das vocações, vos acompanhe com coração de pai!”.


pastoral da comunicação arquidiocesana de cascavel.