A imagem da Padroeira de Cascavel será revitalizada

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da arquidiocese de Cascavel, passou por uma avaliação estrutural na manhã desta sexta-feira, para iniciar o processo de restauração.
23/04/2021 23:04
2 minutos de leitura
A imagem da Padroeira de Cascavel será revitalizada

A avaliação contou com a presença do artista plástico Dirceu Rosa, autor do monumento, e do Coordenador do Conselho Econômico Paroquial, Joaquim Pereira Alves Junior, sendo avaliada a parte interna da obra. A parte externa havia sido avaliada anteriormente pelo engenheiro Marco Guilherme.

Após uma abertura na parte da nuvem da obra, o artista plástico pode avaliar que a parte interna necessitará de reparos na estrutura da nuvem e da santa, o que dependerá ainda de uma nova avaliação e estudo de reforço da estrutura de ferro.

Na parte externa será feita a lavagem, o tratamento das fissuras aparentes e marcas decorrente do tempo, a imagem ganhará uma nova pintura e também uma selagem específica para proteção de monumentos e esculturas.

Dirceu Rosa comentou quais são suas expectativas com a revitalização do monumento, “Essa restauração chegou no momento certo, é necessário. São 27 anos e o material vai se deteriorando. Ela tá bem avariada, principalmente na parte da imagem. Precisando urgentemente de uma reestruturada, para ter um momento que dure para sempre”.

Ponto turístico e religioso na cidade de Cascavel, a obra foi instalada em 1994, essa será a primeira restauração que a obra recebe, incorporando o processo de revitalização da Catedral Arquidiocesana de Cascavel.


Mais imagens no Facebook da Catedral 


Texto: Eder de Oliveira – Pascom Catedral

Fotos: Joaquim Lopes e Vanimar Matiello

Fonte: https://arquicascavel.org.br/