Missa Dia Mundial de Oração pelas VOCAÇÕES

Orientações para a celebração do 58° Dia Mundial de Oração pelas Vocações. «São José: o sonho da vocação» é o tema escolhido pelo Papa Francisco. Destacando três palavras-chave da vida de São José para a vocação: Sonho, Serviço e Fidelidade. Intitulando ainda São José, como Guardião das Vocações.
21/04/2021 02:04
7 minutos de leitura
Missa Dia Mundial de Oração pelas VOCAÇÕES

Missa Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Arquidiocese de Cascavel - PR


No dia 25/04 convidamos todas as comunidades paroquiais na elaboração do comentário inicial e preces se recordarem do Dia Mundial de Oração pelas Vocações, como também colocar símbolos vocacionais e rezar após as preces a Oração pelas vocações. 


 (Temos também o REFRÃO ORANTE São José Guardião das Vocações, que pode ser cantado em algum momento da Missa: Depois da dezena, depois das preces, depois da Oração pelas Vocações, Pós Comunhão) Conforme o contexto da Paróquia.

Letra e Cifra São José Guardião das Vocações (simplificada)


  (Iniciamos antes da Missa com a dezena do terço, rezando em unidade pelas vocações) 

Em unidade com a Ação Evangelizadora: “Cada Comunidade uma Nova Vocação”. Que nos diz: “Pedi ao senhor da messe que envie operários para a sua colheita”. Rezemos para que o Senhor da messe suscite santas e numerosas vocações: sacerdotal, religiosa, matrimonial e laical.


IV Domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor, é o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. «São José: o sonho da vocação» é o tema escolhido pelo Papa Francisco nesta 58a edição. Destacando três palavras-chave da vida de São José para a vocação: Sonho, Serviço e Fidelidade. Intitulando ainda São José, como Guardião das Vocações. Rezemos pelas vocações presbiterais e religiosas e por todas que se dispõe a estar a serviço do Reino.


Preces: (sugestões para acrescentar)

P: Caríssimos irmãos e queridas irmãs, neste dia de oração pelas vocações, elevemos nossos pedidos ao Senhor da Messe:

R: Mandai, Senhor, operários para a Vossa messe.

1. Vós, que sois o nosso Bom Pastor, chamai muitos jovens a ter uma amizade mais íntima contigo para que, no silêncio da escuta e na oração fecunda, consigam discernir e encontrem a alegria da entrega da própria vida. Nós...

2. Pai santo, concedei os dons do Vosso Espírito aos jovens que sentem o chamamento à vida sacerdotal, religiosa, matrimonial e laical, a graça de serem livres para, determinadamente, Vos servirem e amarem. Nós...

3. Pai santo, que em Maria nos dais um modelo de docilidade à Vossa vontade, por sua intercessão, dai aos jovens generosidade e fortaleza para responderem ‘Sim’ à vocação que escolhestes para cada um. Nós...

P: Senhor da messe, ouvi a oração do vosso povo e não permitais que os frutos da colheita se percam por falta de trabalhadores.  Amém.


Oração Vocacional: (após as preces)

 Jesus, mestre, divino, que chamastes os apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas, e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens.

Dai coragem às pessoas convidadas. Dai forças para que vos sejam fiéis como sacerdotes, como diáconos, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém. 


Boa celebrações a todos!


Serviço de Animação Vocacional Arquidiocesano (SAV Cascavel-PR)

Coordenação:

Luiz Antônio Coser e Daiane Coser

 Assessor:

Padre Lucas Marobin


 Subsídios Vocacionais (Rogate) 

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O 58º DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES



São José: o sonho da vocação

Sonho, Serviço e Fidelidade.

Um coração que sonha 

"Os SONHOS que Deus inspira, fazem da nossa vida um Dom"

Um coração que serve

"SERVIR é a expressão concreta do Dom de si mesmo"

Um coração fiel

"A vocação, como vida, só amadurece através FIDELIDADE de cada dia"

É a alegria que vos desejo a vós, irmãos e irmãs que generosamente fizestes de Deus o sonho da vida, para O servir nos irmãos e irmãs que vos estão confiados, através duma fidelidade que em si mesma já é testemunho, numa época marcada por escolhas passageiras e emoções que desaparecem sem gerar a alegria. São José, guardião das vocações, vos acompanhe com coração de pai!

Papa Francisco





Fonte: https://arquicascavel.org.br/