AS TENTAÇÕES ENFRENTADAS PELO SILENCIOSO JOSÉ

Jesus, Maria e José fazem parte do modelo de espiritualidade pelos exemplos de obediência e fé.
19/03/2021 12:03
6 minutos de leitura
AS TENTAÇÕES ENFRENTADAS PELO SILENCIOSO JOSÉ

Quando comentamos sobre a Sagrada Família, exaltamos a figura de Maria.  

 

Hoje faremos uma reflexão sobre a vida do marido castíssimo de Maria: o SILENCIOSO JOSÉ.

 

Imaginem a situação dele e o tamanho de sua fé. Senão fosse isso, se nao fosse absolutamente crente dos desígnios de Deus, teria se deixado abater pela depressão, pela ira e pelo desejo de vingança, comum aos homens considerados “traídos” à época.

 

Mas vejamos: José era um homem maduro, vistoso e estava verdadeiramente enamorado pela jovem Maria, mas ainda não viviam juntos. Acredita-se que José estivesse muito alegre e animado com os preparativos do grande dia em que receberia sua esposa em casa.

 

Envolvido com essas emoções do coração, de repente, fica sabendo que sua futura esposa estava grávida! Mas como ? Sua cabeça deve ter ficado cheia de dúvidas e questionamentos...

 

Sabe-se, então, que em sonho , um anjo lhe aparece e lhe explica o mistério, revelando -lhe ser obra do Espírito Santo, logicamente, sem nenhuma relação carnal.

 

José se submete aos planos de Deus e desposa Maria.

Mas a vida deles é duríssima.O que lhe pediam de serviço? Quem sabe o conserto de algumas portas ou janelas (se é que havia alguma) , conclui-se que a sobrevivência de todos era escassa de recursos!

 

Logo acontece outra contrariedade: teria que descer com sua esposa , do norte ao sul, de Nazaré a Belém, para o censo, pois assim havia determinado César Augusto, Imperador. José era descendente de Davi e Belém era seu local de registro.

 

Maria, sua esposa, com a gravidez adiantada, teria que enfrentar aquela viagem tão longa, tão incômoda! Mais conveniente seria ela ficar em Nazaré, preparar o nascimento do menino por lá mesmo!

 

Decidido, José enfrenta o desafio. A história segue o fluxo: nasce Jesus nas condições de pobreza em que se encontravam , deve ter sido outra contrariedade para o sensível José. Seu único filho, nascia em um estábulo, deitado em “ berço tosco” , de palhas, rodeado de animais. Atentem a humildade desse homem!

 

O esposo de Maria,   silencioso e fiel, continua. Em todo o Novo  Testamento não há registro de uma palavra sequer, murmúrio ou reclamações pelos percalços da vida.

 

Outra fase: agora o bebê cresce... José deve fugir . Fugir ? Sim, e além do mais para o estrangeiro, para o Egito. O país da escravidão do povo de Israel.

 

E lá vai José , depois de sonhar pela madrugada; sai com a esposa e o menino.

 

José não protesta, não fala nada. Obedece.

Lembremos de uma música, dos anos 80, escrita pelo padre Zezinho, cantada por  Rita Lee:

 

...  casar com Déborah ou com Sara

Meu bom José você podia

E nada disso acontecia

Mas você foi amar Maria...

 

Você podia simplesmente,

ser carpinteiro e trabalhar

Sem nunca ter que se exilar

De se esconder com Maria ...

 

Meu bom José você podia

Ter muitos filhos com Maria

E teu ofício ensinar

Como teu pai sempre fazia.

 

O que fez José? Entre as inúmeras tentações , que poderia gerar um turbilhão de incertezas em um homem, José diz sim. Obedece sempre ao querer de Deus , mesmo sem entender o por quê!

 

Me lembro às vezes de você

Meu bom José, meu pobre amigo

Que dessa vida só queria

Ser feliz com sua Maria.

 

Imitemos a grandeza desse Santo homem, exemplo de responsabilidade, de amor, obediência extrema e respeito com as mulheres.

 

Maria da Graça Pellegrinello

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Coordenadora Navional NBO - 9

Oficinas de Oração e Vida

Evangelizando Crianças

TOV - Adolescentes

TOV - Jovem

Fonte: Arquidiocese
Tags: