"Deus encontra você, onde você está"

Comunicar é uma Missão!
07/03/2021 01:03
4 minutos de leitura

Os Pasconeiros tem se desdobrado para auxiliar na missão e evangelização da Igreja, seja nas dioceses ou nas paróquias, com o intuito de facilitar a comunhão e união dos fiéis, principalmente nesses períodos de pandemia, que dificultam nossa vivência da fé.


O Papa Francisco tem insistido na cultura do encontro. E a Pastoral da Comunicação é uma das protagonistas na difusão dessa cultura.


A Pastoral da Comunicação é uma pastoral a serviço de todas as outras pastorais da Igreja. É essa sua identidade: tornar-se, criativamente, um serviço constante as forças vivas da comunidade.


Ser um membro da Pascom é ser um pastor, que evangeliza por meio da comunicação.


Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99 da CNBB) define a Pastoral da Comunicação (Pascom) como eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Em sua missão, deve irradiar ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral, as quais ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora eclesial.


São seis frentes de trabalho para a atuação da Pascom, de acordo com o Diretório:

1. Colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;

2. Promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;

3. Capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;

4. Favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação, para dar maior visibilidade à sua ação evangelizadora;

5. Envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação as reflexões da Igreja, para colaborar no aprofundamento e atualização dos processos comunicativos;

6. Desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas nos locais onde não existem profissionais especificamente designados;


Tais ações da Pastoral, ensina o Documento 99, devem estar dentro de uma política global que gere comunhão e interatividade, alicerçada em quatro eixos: formação, articulação, produção e espiritualidade. “Sustentada por esses eixos, deve incentivar a reflexão e estimular ações com sentido comunicativo, que conduzam à comunhão e à ação evangelizadora”.


Como comunicadores cristãos temos a missão de transmitir a verdade, fazer uma comunicação humana, segundo os princípios da nossa Igreja, que gere vida, encontro, diálogo e fraternidade. Ser um verdadeiro mensageiro do amor de Deus.


A Pastoral da Comunicação também tem uma padroeira, e é justamente Maria, a Mãe do Salvador, que comunicou seu Filho ao mundo a partir de seu sim dito ao Anjo, ato de fé e entrega que mudou todo o rumo de nossas vidas.

Aprendamos com Maria, a comunicar sempre a melhor notícia, que é JESUS!


Que Nossa Senhora da Comunicação, interceda sempre por nós e nossa missão!




Pastoral da Comunicação Arquidiocesana de Cascavel.

Por: Matheus Scalfoni

Fonte: https://arquicascavel.org.br/