Retiros online para viver o Ano de São José

Participar de retiro com uma meditação sobre São José é pré-requisito para receber indulgência plenária neste Ano de São José
03/03/2021 19:03
6 minutos de leitura
Retiros online para viver o Ano de São José

Com a carta apóstólica: Patris corde – Com coração de Pai”o Papa Francisco proclamou o Ano de São José, que teve início no dia 8 de dezembro de 2020 e se concluirá no dia 8 de dezembro de 2021. A convocação deste ano é para comemorar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como o Padroeiro da Igreja Católica

O Papa Francisco, nessa carta, chama São José de “Pai amado, pai na ternura, na obediência e no acolhimento; pai com coragem criativa, trabalhador, sempre na sombra”. No contexto de pandemia, o Ano de São José nos leva a perceber a importância das pessoas comuns que, diariamente, exercitam a paciência e vivem com esperança. É um convite para olharmos para o pai terreno de Jesus e aprendermos com as suas virtudes. No mesmo dia em que foi publicada a carta Patris Corde, a Penitenciaria Apostólica publicou um Decreto com a concessão de “indulgencias especiais”.  

Foto: Cathopic

Uma das indulgências plenárias especiais para o Ano de São José será concedida, justamente, a quem, junto com a confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelo Santo Padre, “participar de um retiro espiritual que inclua uma meditação sobre São José”.  

“São José, autêntico homem de fé, nos convida a redescobrir a relação filial com o Pai, a renovar a fidelidade na oração, a colocar-se à escuta e corresponder com profundo discernimento à vontade de Deus. Concede-se a Indulgência Plenária aos que meditarem por ao menos 30 minutos a oração do Pai-Nosso, ou que participem de um Retiro Espiritual de ao menos um dia que inclua uma meditação sobre São José”. 

Diante disso, a fim de ajudar os cristãos católicos a viver, com profundidade, o Ano de São José, o Regional Sul 2 da CNBB vai promover cinco retiros, totalmente online, ao longo desse ano, direcionados a grupos específicos.  

O primeiro retiro, programado para o sábado, dia 17 de abril, será orientado por Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava (PR), e será direcionado às lideranças paroquiais, diocesanas e regionais. Os próximos retiros, serão direcionados aos “Namorados, noivos e jovens”, aos “Casais”, aos “Presbíteros diocesanos” e à “Vida consagrada religiosa”.  

Como vão acontecer os retiros? 

Os interessados, ou indicados pelo pároco, farão a inscrição, por meio por meio da plataforma CiaTICKET, com o link indicado no site da CNBB Sul 2. O retiro acontecerá num dia de sábado, entre 9 e 18 horas. Ao inscrever-se, o retirante receberá as orientações para se preparar para fazer o retiro em sua casa. Serão duas conferências online, uma pela manhã e outra no início da tarde, com um momento de conclusão no final da tarde e o envio para que cada retirante participe da missa em sua comunidade naquele final de semana, presencial ou online (conforme as possibilidades).   

Nesse contexto de pandemia, a proposta dos retiros visa ajudar os cristãos a viverem o Ano de São José, a desfrutarem das indulgências especiais concedidas para este Ano e se aproximarem desse santo de magnânima importância na vida da Igreja, pois, além de ser o Pai de Jesus e o esposo de Maria, é o Padroeiro da Igreja Católica.   

Além dos retiros ao longo do ano, o Regional Sul 2 da CNBB vai promover lives e também divulgar, mensalmente, um vídeo sobre os temas da Carta Apostólica: “Patris Corde”.  

Lideranças paroquiais, diocesanas e regionais já podem se inscrever para participar do primeiro retiro de São José. Clique na imagem abaixo:


                                                                                             (Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação CNBB Sul 2)

Fonte: https://cnbbs2.org.br