Dia do Fotógrafo

Ouvir o chamado para servir a Deus através da vocação de ser fotógrafo é ter a certeza que foi convidado para uma missão. Que Deus abençoe o sim de vocês a serviço da igreja, e que conceda sempre bons clicks!
09/01/2021 13:01
14 minutos de leitura
Dia do Fotógrafo

Entre tantos profissionais que precisamos agradecer e valorizar, encontram-se os fotógrafos! Hoje é dia deles! Muito obrigado a cada um de vocês por nos darem uma visão ainda maior de tudo o que nos cerca e por registrarem lembranças. 

Parabéns pelo dia de vocês.

Com certeza a fotografia é uma arte! Ela capta coisas únicas e especiais! Muitas vezes somos tocados por elas e vemos além.

 A fotografia exige um imenso dom criativo por parte de quem a pratica, seja amadora ou profissionalmente. 


Ouvir o chamado para servir a Deus através da vocação de ser fotógrafo é  ter a certeza que foi convidado para uma missão, pois a fotografia é essencial para comunicar nos tempos de hoje, onde as mídias sociais imperam, e uma imagem realmente traduz a fé de nossa igreja, por isso é essencial deixarmos de ser meros “clicadores” de botão, para sermos evangelizadores através de nosso olhar.

Que Deus abençoe o sim de vocês a serviço da igreja, e que conceda sempre bons clicks!


No dia 8 de janeiro, Dia do Fotógrafo, não deixe de mandar uma linda mensagem para esses profissionais que dão seu sangue por um bom clique. 


Para ilustrar ainda mais a beleza de ser fotógrafo, apresentaremos alguns testemunhos, do que é ser fotógrafo para alguns desses profissionais que exercem essa bela missão:


"Falar sobre oque é ser fotógrafa para mim, vai além de uma profissão, foi um dom que recebi de Deus ao decorrer da minha vida. Santa Clara dizia: "Devo florir onde o Senhor me plantar", é isso que procuro com minhas fotos, florir a vida dos outros.

A minha realização está em poder eternizar as histórias das pessoas, e com o meu olhar poder transmitir amor em forma de fotografia!"

Luana Strapasson


"Como artista sou artífice das obras da criação de Deus Pai e então, por meio da minha arte e dom que Ele me deu, transformo pessoas e demais seres por meio da lente. Ser fotógrafo pra mim é sobretudo uma forma de como vejo e me comunico com o mundo. Eu crio memórias e sentimentos e eles podem ser resgatados a qualquer momento por meio da Fotografia."

Leandro Borges


"Ser fotógrafo é usar a imaginação e "criar um mundo" de ficção, cheio de magia, ou mostrar a realidade a partir do nosso ponto de vista. A melhor parte de ser fotógrafo é ver estampado no rosto das pessoas, aquele sorriso depois de ver suas fotos e poder mostrar que todos são perfeitos da maneira que são."

Felipe Augusto Campos Lins


"Fotografar sempre foi algo muito comum para mim, algo que hoje em dia se aprende desde pequeno. Porém um ato tão simples, eu jamais imaginei que se tornaria tão grande dentro do meu coração, jamais imaginei que serviria no ministério de Comunicação da minha comunidade, mas foi algo que eu simplesmente disse "Fiat", e hoje, consigo compreender, que fotografar é eternizar momentos, e essa foto é o meu momento favorito, que eu quis eternizar em mim, e ela foi presente de Deus, por que não tinha a intenção de fazê-la, mas enquanto ajustava o foco da máquina, ela simplesmente aconteceu, e logo após, eu só podia chorar, aliás aquele momento é a fração do pão, onde o sacerdote nos faz recordar que ali, é nada mais nada menos que o "CORDEIRO DE DEUS, Aquele que tira o pecado do mundo" Você não precisa saber quem eu sou, mas eu só quero que você olhe para a foto, e contemple a beleza de Cristo e nunca se esqueça que Ele te ama, e no fim, ser comunicadora, para mim, é comunicar Cristo, servir e não ser visto, e sim fazer com que Ele seja visto em todas as fotografias espalhadas por aí. Deus abençoe você!"

Yslaila Luiza Luca


"A fotografia para mim é guardar lindas memórias para sempre, é poder reviver momentos especiais, matar a saudade de quem amamos olhando uma foto e sentir tudo o que aquele dia representou para nós.

É a oportunidade de mostrar através do meu olhar o que presente mais lindo que Deus nos deu a Vida, o sorriso, o amor, o carinho, o abraço, o zelo, a natureza, a beleza de cada um e de cada coisa... 

Deus me presenteou com uma Profissão lindíssima, poder contar cada história, cada detalhe é presente para mim. Eu estou registrando os momentos mais especiais, mais felizes, mais esperados por essas famílias. Sim, Eu Amo a FOTOGRAFIA e ela me representa. Somente GRATIDÃO DEUS!"

Jéssica Pastore


"Fotografar vai além do que os olhos podem ver, os registros trazem consigo uma lembrança que só o coração pode interpretar. Esse sorriso bobo, um coração cheio de amor e uma lembrança de algo ou alguém que não será esquecido, entre os vários decorrer do tempo, essa sensação boa é o motivo pelo o qual, não consigo desapegar de uma profissão tão honrosa quanto essa.

Que possamos ver que nossa profissão é algo muito importante."

Daniela Moreira 


"Fotografar é prender a respiração quando todas as nossa faculdades se conjugam diante da realidade, pois é nessemomento em que a captura da imagem é uma grande alegria física e intelectual.

 A fotografia é a arte de congelar o momento real e o torná-lo eterno!

Ser fotógrafo em meio a tantos artistas é uma dádiva que nos torna especiais, além de vermos o momento real ainda podemos congelar aquele instante e torna-lo eterno. Todos os instantes passam, mas a fotografia é a única que nos faz reviver!

Segundo Henri Cartier Bresson, fotografar é pôr na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração, é um meio de compreender que não pode ser separado dos outros meios de expressão visual."

Gleisiane


"Fotografar parece fácil quando se diz, “é só apertar o botãozinho”. Realmente, parece tão óbvio o que é fotografia, que por vezes a desvalorizamos sem pensar. 

A fotografia tem um significado muito forte em minha vida, pois ela é capaz de reviver emoções, sensações e registrar momentos que talvez nunca mais aconteçam. Trata-se de uma linguagem subjetiva, um meio de expressão e criação, logo como arte. 

Ao mencionarmos ela como arte nos deparamos com a função do fotografo, “ta mas não é só apertar o botãozinho?" 

Não! 

Definitivamente não! A função do fotografo vai além disso, é transmitir sua mensagem ao mundo. Primeiro que a necessidade de estudar é fundamental, e eu não estou falando somente de técnica, mas falo de sua trajetória, sua importância para a história, entender uma poética visual e sua importância dentro da fotografia. 

Eu sempre me senti feliz fotografando, trabalhei em casamentos, books, acompanhei gestantes, depois o bebe, suas festinhas de aniversários... fiz parte da vida de pessoas e pessoas fizeram parte da minha vida.

Mas, nunca foi o suficiente para mim, sempre me faltava algo.

Foi quando ao fazer um retiro da fraternidade o caminho, comecei a fotografar na igreja. Que experiência única e divina! Eu me sentia extremamente feliz a cada clique, eu sentia emoção, sentia o Espirito Santo me guiar e então os resultados apareciam e confesso nunca fotografei tão bem assim. Não falo isso na posição de soberba, mas eu realmente era surpreendida a cada retiro, a cada missa, eu ficava de boca aberta. Então da fraternidade fui para a missa jovem, depois taborão, eu recebia os chamados e os abraçava com todo amor a Deus. Era muito legal ver pessoas que eu nunca vi, compartilhando as minhas fotos, comentando, colocando de perfil, capa, escrevendo textos sobre o significado daquela fotografia, meu coração se renovava e enchia de amor. Era um momento único quando me diziam “vi as fotos da missa e reconheci que você que fotografou” . As pessoas viam minha identidade, o meu olhar, o meu coração.

Até hoje é assim, os olhos brilham, é uma parte de mim, tão real, tão forte, tão simples, tão linda. O meu sonho ainda é viver de fotografia, mas, não essas que estão saturando as redes sociais, sonho com algo único e que realmente toque o coração das pessoas. Mas nada se compara, quando tenho a oportunidade de fotografar a Cristo, sempre posso chegar pertinho dele, que privilégio!"

Bruna Moreira


Acompanhe as imagens no nosso Instagram: 

https://instagram.com/pascomcascavelpr?igshid=1x6wzbb62f8wy

Ou também pela no página no Facebook:

https://m.facebook.com/pascomcascavelpr



Pastoral da Comunicação Arquidiocesana de Cascavel