Pastoral do Migrante

Ações realizadas pela Pastoral do Migrante na Arquidiocese Cascavel
18/12/2020 17:12
4 minutos de leitura
Pastoral do Migrante

Eu era migrante e tu me acolheste” Mt 25,35.

 

A Pastoral do Migrante na Arquidiocese de Cascavel, nasceu como resposta as necessidades dos migrantes e refugiados que chegaram ao município e região, em conjunto com os padres scalabrinianos (presentes na Paróquia São Cristovão), cujo carisma é a atenção aos migrantes. A arquidiocese assumiu o trabalho de acompanhar os migrantes presentes nas comunidades paroquiais, assim como, todos aqueles que solicitaram qualquer tipo de ajuda na Cáritas Arquidiocesana.

            Os objetivos da Pastoral do Migrante são:

  1. Acolher o migrante ou refugiado e atender suas necessidades básicas de alimentação, roupa e moradia. 
  2. Conscientizar à sociedade e Igreja local sobre a migração. 
  3. Facilitar a integração e a enculturação do imigrante.
  4. Promover seu desenvolvimento humano e espiritual. 

            Para o cumprimento de tais objetivos, criaram-se parcerias com os albergues do município para acolher aqueles que não tem lugar de chegada. Em várias paróquias ofereceram-se aulas de língua portuguesa, assim como de capacitação profissional; através do diálogo e acordos com empresas e cooperativas presentes no município consegue-se o encaminhamento do migrante ao mercado de trabalho. A coordenação da pastoral interage diretamente com os migrantes para saber as necessidades reais deles e assim agir de forma oportuna em cada caso.

            Toda ação, referida aos migrantes acontece, principalmente, no Centro de Pastoral Cáritas, onde a Pastoral do Migrante tem uma sala de atendimento, com ajuda de voluntários e funcionários da instituição e também a presença do padre que assessora a pastoral. Algumas comunidades paroquiais também conseguem atender aos migrantes que chegam até eles, através da Pastoral da Caridade, algumas paróquias inclusive criaram a própria pastoral do migrante. 

            Mesmo com as limitações por causa da pandemia os atendimentos continuam sendo efetivos e sempre com os devidos cuidados. Na região há mais de 7000 migrantes sendo eles de diversas nações: Argentina, Costa Rica, Cuba, Congo, Guiné, Paraguai, Senegal, Haiti, Venezuela, entre outros, os dois últimos da lista são os que atingem o maior número de chegadas. Mesmo com o cenário já colocado continuam chegando migrantes ao nosso município e a Pastoral do Migrante segue, sempre buscando soluções  contando com a ajuda do nosso Arcebispo Dom Mauro, a Pastoral Social, diversas organizações privadas e do município, assim como pessoas de boa vontade que apoiam a causa dos migrantes. 

 

Pe. Jesús Antonio Manzo Madrigal

 

Assessor Arquidiocesano da Pastoral do Migrante

            

Fonte: Arquidiocese
Tags: