Como é o purgatório?

O purgatório não tem nenhuma característica física, mas a Igreja explica o que as almas experimentam lá
29/10/2020 16:10
3 minutos de leitura
Como é o purgatório?

O purgatório é um mistério para os cristãos, assim como a morte. Muitas pessoas têm dúvidas sobre esse “lugar”.

Entretanto, o problema com qualquer questão sobre a vida após a morte é que apenas aqueles que a experimentaram podem explicar seus atributos. A maioria de nós, todavia, não teve nenhuma experiência de quase morte em que possamos ter tido um vislumbre do que nos espera. Portanto, devemos confiar no que Deus nos disse por meio da Bíblia e dos ensinamentos oficiais da Igreja.

O purgatório no Catecismo

A rigor, o purgatório é uma experiência espiritual, um prelúdio para o céu. Basicamente, depois de morrermos muitos de nós passaremos pelo purgatório.

No entanto, é difícil entender como podemos experimentar algo sem o nosso corpo. Trata-se, então, de um mistério que só entenderemos depois de nossa própria morte.

Catecismo da Igreja Católica explica o purgatório da seguinte maneira:

“Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não de todo purificados, embora seguros da sua salvação eterna, sofrem depois da morte uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria do céu” ( 1030).


Ainda de acordo com o Catecismo, “A Igreja chama Purgatório a esta purificação final dos eleitos”.

Portanto, este é, acima de tudo, um estado de purificação. Os santos têm diferentes representações disso, muitas delas incluindo algum tipo de dor. É um tipo de dor temporária, que dura apenas um curto período até que possamos avançar para o céu.


Enfim, a boa notícia para nós é que, assim que chegarmos ao purgatório, a única direção que podemos seguir é para cima!

Fonte: https://pt.aleteia.org