Conselho Missionário Paroquial – COMIPA

19/10/2020 11:10
5 minutos de leitura
Conselho Missionário Paroquial – COMIPA

Você já ouviu falar do COMIPA?

COMIPA é um Conselho Missionário Paroquial, com o compromisso de planejar e promover ações que mantenham viva a dimensão missionária da Igreja nas comunidades. Impulsionando de forma permanente a ação missionária paroquial visando ao fortalecimento da fé, comunhão e participação eclesial dos paroquianos.

Formada por um grupo de pessoas que animam a consciência missionária nas paroquias.  Sua missão nas Paróquias é de despertar, motivar e elevar todos os grupos, movimentos e pastorais à responsabilidade missionária. Já fora da paroquia, o objetivo é  chegar a todas as pessoas afastadas da Igreja e à aquelas que a pastoral não consegue atingir.

É uma nova pastoral ou movimento?

Não. O COMIPA na Igreja não significa uma atividade a mais, e sim um instrumento de reorganização da mentalidade paroquial; que tem como objetivo coordenar a ação missionária paroquial, promovendo a integração de todas as pastorais e movimentos; promover e gerar iniciativas de diálogo e crescimento da consciência missionária nas lideranças e pastoralistas; formar discípulos missionários para o trabalho de evangelização a domicílio; articular a dimensão missionária como prioridade junto ao Conselho de Pastoral, Conselho Econômico e Diretorias; identificar e estimular estratégias para animação missionária na comunidade paroquial a partir de todas as pastorais, movimentos e atividades. Incentivar e ajudar a paróquia na implantação e fortalecimento dos organismos missionários: Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária (JM), Famílias Missionárias (FM) e Idosos e Enfermos Missionários (IEM).

O COMIPA tem como finalidade a integração dos agentes e unidade na ação missionária;  desenvolvimento de uma consciência missionária no âmbito paroquial; reaproximação dos católicos afastados da Igreja; discernimento evangélico nas ações e promoções paroquiais e comunitárias para que sejam ações de promoção de vida e de paz; fazer com que a dimensão missionária norteie as pastorais, diretorias e movimentos, zelando para que suas promoções comunitárias favoreçam sempre a transmissão da fé e dêem testemunho de vivência cristã;  colaborar, sempre que solicitado, com outras comunidades paroquiais, especialmente no que tange à formação de agentes missionários; informar sobre o andamento das atividades da Ação Missionária da Diocese e animar a ação missionária paroquial em todas as comunidades de fé.

Para que tudo isso possa acontecer o COMIPA tem dois textos bíblicos fundamentais as ações, que são eles: 

 “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos… ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei” (MT 28, 19-20)

“Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho” (1 Cor 9,16).

Outubro é dedicado as Missões. A proposta pela Igreja tem como principal objetivo recordar que a missão do Cristão é evangelizar. Por isso nosso muito obrigada a todos os envolvidos do COMIPA e todos os missionários, vocês são luz para um futuro melhor.

A nossa Igreja é missionária e Igreja somos todos nós, batizados.

Por Jessica Lima dos Santos – Pascom Arquidiocesana


Fonte: www.arquicascavel.org.br
Tags: COMIPA