Títulos de Nossa Senhora: "trajes" da mesma e única Maria

Ela se mostra indígena em Guadalupe; europeia em Lourdes ou Fátima; africana em Kibeho; japonesa em Akita; brasileira em Aparecida...
17/10/2020 09:10
5 minutos de leitura
Títulos de Nossa Senhora:

Títulos de Nossa Senhora são formas de homenagearmos a mesma santa mulher, Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa.

E há quem se identifique de modo especial com algum desses títulos. Por isso, há pessoas especialmente devotas de Nossa Senhora Aparecida, outras que têm especial carinho por Nossa Senhora de Fátima, outros que se sentem particularmente inspirados por Nossa Senhora de Lourdes, ou de Guadalupe, ou de Luján, ou de Kibeho… E um longo “etcétera”, pois, graças a Deus, não nos faltam manifestações maternais de Maria ao longo da história!

No fim, porém, trata-se da mesma e única Maria!

Títulos de Nossa Senhora são como “trajes” de Maria

É como se ela vestisse “trajes” diferentes conforme a ocasião: às vezes, a ocasião demanda uma especial mensagem de misericórdia; outras vezes, de penitência e conversão… Às vezes a mensagem nos é transmitida por meio de três pastorinhos portugueses; em outros casos, por meio de pescadores brasileiros, ou de um indígena mexicano, ou de uma menina do interior da França… Há “trajes” de Nossa Senhora com o jeito da Ásia, da África, das Américas, ou mesmo de épocas, sejam de paz, sejam de conflito.

Nossa Senhora, no entanto, é sempre a mesma, mas nós, seus filhos, somos diferentes.

E é por nós e para nós que ela vai “traduzindo” as mensagens do amor de Deus conforme a nossa linguagem. Muitos títulos de Nossa Senhora, aliás, se originam justamente da diversidade de culturas em que ela se manifestou presencialmente.

Assim, vemos Maria com traços e feições europeias em La Salette, indígenas em Guadalupe, africanas em Kibeho, japonesas em Akita…

Devoções ligadas aos dogmas

E há também os títulos de Nossa Senhora inspirados nos 4 dogmas marianos:

  • Maternidade Divina: reconhece Maria como Mãe de Deus;
  • Virgindade Perpétua de Nossa Senhora: louva Maria como Sempre Virgem;
  • Imaculada Conceição de Maria: louva Nossa Senhora da Conceição Imaculada;
  • Assunção de Nossa Senhora: venera Maria como Assunta aos Céus.

Há também variações desses mesmos títulos que derivam dos 4 dogmas. “Theotókos” é um dos mais antigos e quer dizer “Aquela que deu à luz a Deus“, em grego. Ou seja, é outra forma de dizer “Mãe de Deus”!

Títulos de Nossa Senhora na piedade popular

Por fim, há títulos de Nossa Senhora que derivam da piedade popular e de testemunhos de fiéis. Por exemplo, “Desatadora dos Nós“. O pe. Welington Santos, da arquidiocese de Belo Horizonte, comenta que essa devoção começou em 1700, quando um artista se inspirou nesta frase de Santo Irineu:

“O nó da desobediência de Eva foi desatado, afinal, pela obediência de Maria. E o que a Virgem Eva tinha atado com sua incredulidade, a Virgem Maria desatou com a sua fé”.

O artista, então, fez um quadro que impulsionou a devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós a partir de uma paróquia. Depois, a devoção se espalhou mundo afora e hoje tem enorme popularidade.

Há centenas, talvez milhares, de títulos de Nossa Senhora. E, mesmo assim, ainda são poucos para tentar descrever todas as facetas dessa mulher única e maravilhosa, a quem o próprio Deus escolheu para ser Sua Mãe!

Fonte: https://pt.aleteia.org