Você sabe qual é a diferença entre anjo e arcanjo?

A palavra “anjo” é um termo mais amplo, enquanto “arcanjo” se refere a uma categoria específica de anjos com tarefas especiais
28/09/2020 11:09
4 minutos de leitura
Você sabe qual é a diferença entre anjo e arcanjo?

Os anjos são criaturas espirituais fascinantes, que cativam a imaginação de cristãos e não cristãos. No entanto, muita gente fica confusa com a terminologia usada para se referir a eles, especialmente em relação a dois termos: anjos e arcanjos. Você sabe qual é a diferença entre eles?

Em primeiro lugar, a palavra “anjo” vem do latim angelus, que significa “mensageiro de Deus”. A esse respeito, o Catecismo da Igreja Católica diz:

“Santo Agostinho diz a respeito deles: «Angelus […] officii nomen est, non naturae. Quaeris nomen naturae, spiritus est; quaeris officium, angelus est: ex eo quod est, spiritus est: ex eo quod agit, angelus –Anjo é nome de ofício, não de natureza. Desejas saber o nome da natureza? Espírito. Desejas saber o do ofício? Anjo. Pelo que é, é espírito: pelo que faz, é anjo (anjo = mensageiro)» (168). Com todo o seu ser, os anjos são servos e mensageiros de Deus. Pelo facto de contemplarem «continuamente o rosto do meu Pai que está nos céus» (Mt 18, 10), eles são «os poderosos executores das suas ordens, sempre atentos à sua palavra» (Sl 103, 20).” (CIC 329).

A palavra “anjo” descreve simplesmente o que eles fazem, não o que são. Os anjos estão acima de todos os mensageiros e, como vemos na Bíblia, eles são mensageiros do plano de Deus.

Ao mesmo tempo, é comum usar o termo “anjo” para descrever aqueles seres celestiais que interagem com os humanos, como nossos anjos da guarda. Esses seres são considerados o nível mais baixo na hierarquia dos anjos.

Quando se trata do termo “arcanjo”, a palavra inclui o prefixo “arch-“, usado para denotar algo como “chefe” ou “principal”. Um “arco-anjo” então é um “mensageiro principal” de Deus.

Esses anjos são hierarquicamente mais altos do que os anjos da guarda, mas ainda fazem parte do segundo nível. Acredita-se que essas duas classes mais baixas de anjos são as únicas que interagem com os humanos.

Os arcanjos também recebem as mensagens mais importantes que devem ser entregues aos humanos. Tal foi a tarefa de São Gabriel, quando deu a notícia a Maria de que ela daria à luz o Messias.

No entanto, tanto os anjos quanto os arcanjos permanecem seres misteriosos para os humanos, que ainda sabem relativamente pouco sobre eles. Deus revelou poucas informações sobre eles na Bíblia, e o restante é interpretado por meio da orientação da Igreja.

Fonte: https://pt.aleteia.org/