Setembro é um dos meses com mais datas litúrgicas “pesos-pesados” da Igreja

Santa Teresa de Calcutá, Natividade de Maria, Nossa Senhora das Dores, São Mateus Evangelista, São Padre Pio, Santos Arcanjos, São Jerônimo…
03/09/2020 08:09
13 minutos de leitura
Setembro é um dos meses com mais datas litúrgicas “pesos-pesados” da Igreja

Setembro é um mês particularmente repleto de grandes nomes da história da santidade, além de contar ainda com datas litúrgicas importantíssimas como a Natividade de Nossa Senhora e a Exaltação da Santa Cruz. Como se não bastasse, o próprio mês como um todo é dedicado à Bíblia e aos anjos!

Correndo o risco de sermos injustos ao deixar de fora vários outros santos amadíssimos de Deus que também são celebrados em setembro, listamos a seguir 15 datas litúrgicas de altíssima relevância neste mês para nós, católicos:

1 – (Dia 3): São Gregório Magno, Papa

Nascido no ano 540 e educado em família muito cristã, Gregório se tornou prefeito de Roma e, após oferecer um palácio para que um grupo de monges beneditinos fundassem um convento, sentiu-se chamado à vocação religiosa. Renunciou à vida pública, entrou no convento e, pouco depois, foi eleito Papa. Seu pontificado é um dos mais importantes da história – saiba mais acessando o seguinte artigo:

 

Leia também:

São Gregório Magno: de prefeito a monge; de Papa a Doutor da Igreja

2 – (Dia 5): Santa Teresa de Calcutá

Agnes Gonxha Bojaxhiu nasceu em 1910 na Albânia e, aos 18 anos, entrou na congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, na Irlanda. Em 1931 foi enviada à Índia, onde assumiu o nome de Teresa devido ao exemplo de Santa Teresinha de Lisieux. Em 1949 fundou as Missionárias da Caridade, que se dedicam “aos mais pobres dentre os pobres”. Em 1979 recebeu o prêmio Nobel da Paz. Beatificada pelo Papa São João Paulo II em 19 de outubro de 2003, foi canonizada pelo Papa Francisco em 4 de setembro de 2016. Saiba mais sobre o milagre que levou à sua canonização e que envolve um brasileiro:

 

Leia também:

Foi com esta oração que um brasileiro obteve o milagre da Santa Madre Teresa de Calcutá

3 – (Dia 8): Natividade de Nossa Senhora

O nascimento de Maria é celebrado nove meses após a solenidade da Imaculada Conceição (8 de dezembro). Segundo uma antiga tradição, os pais de Nossa Senhora, São Joaquim e Santa Ana, não podiam ter filhos. Depois de muitas súplicas a Deus, eles não apenas obtiveram a graça de ter uma filha, como ainda foram abençoados com a paternidade e a maternidade de ninguém menos que aquela que viria a ser a própria Mãe de Deus.

4 – (Dia 9): São Pedro Claver

O catalão nascido em 1580 entrou aos 21 anos na Companhia de Jesus e foi enviado como missionário a Cartagena das Índias, na atual Colômbia, onde viveu o apostolado servindo aos escravos física e espiritualmente durante mais de 40 anos – ele chegou a fazer voto de passar a vida inteira a serviço deles. O Papa São Pio X o proclamou padroeiro especial de todas as missões entre as populações de pele negra, especialmente amadas por este santo missionário.


5 – (Dia 13): São João Crisóstomo

Santo dos primeiros séculos da Igreja, ele nasceu em Antioquia em 348 e, na juventude, passando anos vivendo em silêncio no deserto. Ordenado sacerdote, destacou-se pelo dom sublime de pregar a Palavra de Deus, o que lhe valeu o apelido de “Crisóstomo”, que quer dizer “Boca de Ouro” em grego. Tornou-se bispo de Constantinopla, onde suas pregações contra o luxo e a imoralidade lhe renderam problemas com a imperatriz Eudóxia: ela o mandou para dois exílios, e do último, devido aos maus tratos, ele não mais retornou.

6 – (Dia 14): Exaltação da Santa Cruz

Esta celebração começou a se realizar a partir da descoberta da relíquia da Santa Cruz de Nosso Senhor em Jerusalém, ainda nos primeiros séculos do cristianismo. Em Roma, uma procissão solene partia da Basílica de Santa Maria Maior até a de São João de Latrão para que os fiéis pudessem venerar a Cruz.

7 – (Dia 15): Nossa Senhora das Dores

Esta antiga devoção representa o Coração Imaculado de Nossa Senhora ferido por sete espadas relacionadas ao terrível sofrimento vivido por Maria na Paixão e Morte do seu Filho Divino.

8 – (Dia 19): São Januário (São Genaro)

O bispo São Januário foi um dos mártires da última grande perseguição contra os cristãos na Roma Antiga – que foi também a mais violenta, iniciada em 304 pelo imperador Diocleciano. Até hoje, desperta imensa devoção popular no sul da Itália o “Milagre do Sangue de São Januário” (ou San Gennaro, como é chamado em italiano): na data da sua festa litúrgica, a relíquia do sangue de São Genaro costuma liquefazer-se, retomando a aparência de sangue recém-derramado.

9 – (Dia 20): Santo André Kim e companheiros mártires

Nascido na Coreia em 1821, André foi enviado aos 15 anos para a China, onde foi ordenado sacerdote e obteve grandes frutos de evangelização. No entanto, acabou sendo preso e torturado brutalmente, sofrendo o martírio junto com seus companheiros em Seul por se recusarem a renegar a fé em Cristo. Foram canonizados em 1984 pelo Papa São João Paulo II.

10 – (Dia 21): São Mateus, Apóstolo e Evangelista

Levi era cobrador de impostos e deixou tudo para seguir Jesus, adotando o nome de Mateus, tornando-se Apóstolo e vindo a ser também o autor do primeiro Evangelho. Foi morto por ordem do rei Hitarco porque não interveio em seu favor quando o monarca tentou casar-se à força com a jovem Efigênia, que decidira consagrar-se a Jesus. Suas relíquias são preservadas na cidade italiana de Salerno.

11 – (Dia 23): Santo Padre Pio de Pietrelcina

Nascido em 25 de maio de 1887 em Pietrelcina, Itália, Pio entrou na ordem dos frades menores capuchinhos aos aos 15 anos e, após ordenado sacerdote em 1910, recebeu os estigmas da Paixão de Cristo. Dedicou-se com grande fervor ao ministério da confissão, por cujo meio ajudou milhares de almas a se reconciliarem com Deus e a mudarem de vida. Incontáveis milagres são atribuídos à sua intercessão. Foi beatificado em 2 de maio de 1999 e canonizado em 16 de junho de 2002, pelo Papa São João Paulo II.

12 – (Dia 26): Santos Cosme e Damião

Os gêmeos do século IV eram grandes médicos que, após se converterem, passaram a usar a fé e a ciência para realizar curas do corpo e da alma. Acusados de feitiçaria, foram presos sob o imperador romano Diocleciano e, recusando-se a adorar deuses falsos, sofreram o martírio. São padroeiros dos médicos, farmacêuticos e faculdades de medicina.

13 – (Dia 27): São Vicente de Paulo

Francês nascido em 1581, foi um reformador do clero e um empreendedor de grandiosa obra assistencial e humanitária, além de combatente contra o jansenismo, corrente rigorista que afastava os fiéis da fé autêntica. Fundou a Congregação da Missão (lazaristas) e, com Santa Luísa de Marillac, ajudou a consolidar a congregação das Filhas da Caridade (vicentinas).

14 – (Dia 29): Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Miguel (“Quem como Deus”) é um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus, combatente poderoso contra o anjo rebelde e seus seguidores. Gabriel (“Força de Deus”) é o mensageiro que anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, do Filho de Deus. Rafael (“Deus cura”) é citado no Antigo Testamento como aquele que restituiu a visão ao piedoso Tobit. Os três Arcanjos são veneradíssimos na tradição católica.

15 – (Dia 30): São Jerônimo

Nascido em 340, converteu-se ao cristianismo e, após ser batizado, retirou-se a uma vida eremítica no deserto, vindo a ordenar-se sacerdote em 379. A pedido do Papa São Dâmaso, traduziu toda a Bíblia para o latim, o que levou a Igreja a declará-lo padroeiro de quem se dedica ao estudo das Sagradas Escrituras. Saiba mais sobre este grande santo (e seu temperamento difícil que o tornou um mito):

 

Leia também:

São Jerônimo, o santo nervosão que detonava geral

Fonte: https://pt.aleteia.org/
Tags: Setembro