AMADOS E CHAMADOS POR DEUS: Mês Vocacional

15/08/2020 20:08
17 minutos de leitura
AMADOS E CHAMADOS POR DEUS: Mês Vocacional

A terceira semana do mês de agosto, de 16 a 22, é dedicada à vocação das pessoas de vida consagrada, os que fazem os votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Este ano, pela primeira vez, será realizada a Semana Nacional da Vida Consagrada motivada pela Conferência dos Religiosos do Brasil. A programação pode ser acessada  no site oficial da CRB https://crbnacional.org.br/.

Ao encontro da proposta, buscamos trazer um pouco do que é a vida consagrada, com os exemplos de alguns dos religiosos e religiosas de nossa arquidiocese:

 

Irmãs Pias Operárias da Imaculada Conceição

VER FOTOS

Pertencentes a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Neva.

A Família Religiosa: Irmãs Pias Operárias da Imaculada Conceição nasceu no dia 8 de dezembro de 1744 em Ascoli Piceno – Itália do amor ardente do Fundador, Dom Francisco Antônio Marcucci, pela Imaculada. O carisma é ser testemunha contínua e concreta de Maria Imaculada, caminho e modelo de santificação,

empenhando a tornarem sua viva imagem.

Nas palavras das irmãs, “A vocação de Pias Operárias nos coloca no coração da Igreja e nos põe inteiramente ao serviço da sua missão. Fiéis aos compromissos que o fundador nos transmitiu de ser evangelizadoras das crianças, dos jovens e das suas famílias, por meio do trabalho educativo católico que desempenhamos na escola, na catequese e nas várias realidades sociais. Uma atenção particular dedicamos à mulher do nosso tempo. Fiéis ao desejo do Fundador, incentivamos o amor ao estudo e à cultura como meio para um apostolado eficaz. Dóceis à voz do Espírito, vivemos, por meio da profissão dos conselhos evangélicos e da vida comunitária, uma espiritualidade mariana fundada na entrega a Maria Imaculada, Mãe, Advogada, discípula de Cristo e irmã na fé, imitando as suas virtudes. Em obediência ao desejo do Fundador cultivamos um espírito de família e de fraternidade; dele acolhemos a exortação de viver a “pontual e pronta obediência”, a serenidade e a alegria no serviço de Deus, a humildade, a simplicidade e o amor a todos com “espírito feliz e alegre””.

Na casa de Cascavel, trabalham com uma escolinha, Centro de Educação Infantil Imaculada Conceição, trabalham com as crianças da catequese, o SAV -  serviço de animação vocacional, entre outras pastorais da paróquia.

Para saber mais entre em contato @irmaspiasoperarias.

 

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SANTA MARCELINA

VER FOTOS

Pertencentes a Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, no bairro Maria Luiza.

A congregação fundada em 22 de setembro de 1838, em Cernusco – Itália, pelo Padre Luigi Biraghi (sacerdote diocesano do clero de Milão) hoje, beato da Igreja.

O Carisma que as Marcelinas são chamadas a viver é um carisma educativo revelador da paixão de Deus Pai que em Jesus Salvador vem ao encontro da humanidade. Paixão educativa traduzida no dia a dia.

O Carisma educativo concedido ao beato Biraghi é um dom que se transforma em paixão educativa e se realiza pelo anúncio da verdade, por meio da cultura empenhada de valores evangélicos e do método abençoado da convivência, que é encarnação, para a qual é imprescindível o ambiente de casa e de família. 

Nas palavras das irmãs, “Nosso carisma é gerador de esperança. A verdade evangélica é o grande anúncio da Marcelina. À luz de Jesus Cristo, anunciar ao homem a verdade sobre si mesmo: imagem e filho de Deus, destinado à felicidade, comunhão eterna com Deus. O Carisma educativo caracteriza a nossa espiritualidade, ilumina nossa missão e identifica a vivência de nossos votos tornando vigilante e disponível a nossa pobreza, ágil e livre a nossa obediência, forte e madura a nossa castidade.”

Na casa de Cascavel trabalham em diversas funções como administrando o Abrigo São Vicente de Paula, cuidando dos idosos, cuidam do Pensionato Santa Marcelina, que acolhe jovens que vem para estudar e trabalhar, possuem o noviciado como parte da formação das jovens vocacionadas, trabalham com os jovens e crianças da catequese e participam da vida comunitária e eclesial da comunidade.

Para saber mais entre em contato @marcelinasirmas ou pelo site santamarcelina.org.br/.

 

Congregação Irmãs Franciscanas Angelinas

VER FOTOS

Pertences a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Cancelli.

As Irmãs Franciscanas Angelinas, uma família franciscana nascida na Igreja por obra de Madre Clara Ricci, a Fundadora. Desde a fundação em 14/10/1884 são confiadas à proteção de Nossa Senhora dos Anjos. Acolhendo a herança espiritual de Madre Clara, trazem no coração da espiritualidade franciscana a Igrejinha da Porciúncula, lugar privilegiado onde Francisco recebeu o dom da reconciliação para todos os irmãos. Como Franciscanas Angelinas são chamadas a associar ao Sim de Cristo e de Maria na fidelidade ao espírito da fundadora, são chamadas a viver o "sim" num abandono confiante e alegre em Deus.

Nas palavras das irmãs, “Seguindo o exemplo do nosso Pai São Francisco, vivemos a nossa missão em profunda relação com a Igreja, onde somos chamadas a cooperar na construção do Reino de Deus com a vida, a ação e a palavra, evangelizando nos diversos setores: educação, saúde, serviço social, pastoral, concretizando as obras de misericórdia. Disponíveis e capacitadas ao serviço do povo de Deus, procuramos responder às necessidades do nosso tempo, acolhendo o convite de nossa Fundadora Madre Clara Ricci, que nos exorta a "trabalhar frutuosamente na vinha do bom Patrão", na certeza que "de nós todos esperam"”.

Na casa de Cascavel elas têm uma missão muito ampla, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, assessoram na Formação do Grupo dos Acólitos e estão à frente de um Coral de Crianças que animam a Celebração Eucarística uma vez ao mês, onde realizam ensaio de cantos semanalmente. Também elas assessoram um grupo de Infância e Adolescência Missionária, como também o Grupo de Jovens Kairós na Capela São José. E ainda, uma das irmãs, como Diretora Espiritual de um dos grupos da Legião de Maria. Semanalmente atendem famílias carentes da comunidade com a entrega de alimentos. Na UOPECCAN, dão Assistência Religiosa. E estão sempre disponíveis aos convites realizados, nas mais variadas atividades na Arquidiocese.

Para saber mais entre em contato @oficialirmasangelinas.

 

Fraternidade O Caminho 

VER FOTOS

Em nossa diocese, a fraternidade encontra-se em Corbélia e Cascavel.

Uma Fraternidade católica, plurivocacional, formada por consagrados, sacerdotes e leigos nos seus mais variados rostos e idades. A Fraternidade começou na periferia da Zona Sul da cidade de São Paulo, no ano de 2001, com Pe. Gilson Sobreiro, nosso fundador, juntamente com Ir. Serva das Chagas Ocultas do Crucificado, a cofundadora, a leiga Márcia Oliveira Maia Prates e alguns jovens. A dramática realidade do vício das drogas e do tráfico, no qual se encontravam centenas de jovens, foi o “ponta pé” inicial que deu origem a Fraternidade. No início era apenas uma Casa de Acolhimento, entretanto, com o passar do tempo, foram discernindo que Deus queria algo mais. Esse algo mais era uma comunidade consagrada totalmente a Ele.

Alguns dos primeiros membros abraçaram a Vida Consagrada pela profissão dos Conselhos Evangélicos de pobreza, obediência, castidade e total disponibilidade ao Reino; outros fizeram os seus vínculos como Leigos Associados, outros permaneceram como membros da Juventude.  À medida que os anos se passaram, somaram-se a estes, os casais e as crianças. São atraídos por Jesus que se despojando de toda a sua condição divina se tornou pobre, servo, humilde; dom sem reservas e sacrifício por toda a humanidade (Fil 2, 1-11)”.

A vocação nasce de uma profunda experiência viva de amor com Jesus. Experiência, essa, que foi capaz de dar pleno sentido às nossas vidas. O chamado é pura e total iniciativa d´Ele. “Não foram vocês que me escolheram, mas fui Eu que vos escolhi e vos destinei para ir e dar fruto e para que o vosso fruto permaneça” (Jo 15,16). A essa iniciativa de Deus cabe, a nós, uma resposta livre e decidida.

Nas palavras dos consagrados, “no Instituto dos pobres de Jesus Cristo também conhecido como Fraternidade O Caminho. Levamos como lema "Jesus todo e todo de Jesus", o que já se resume aquilo que somos, buscando viver a radicalidade do evangelho e cuida do pobre em seus múltiplos rostos.”

Cascavel uma das casas se chama "Fraternita Santo Antônio de Pádua", ela é casa de passagem, onde o filho predileto fica de 15 a 30 dias para posteriormente ser enviado para nossas casas terapêuticas, além disso, também possui, fora do tempo de pandemia, encontros querigmaticos.Também, em Cascavel, temos a casa das irmãs, a qual recebe o nome de "Fraternita Nossa Senhora Auxiliadora", é uma casa de acolhida terapêutica feminina, onde as filhas prediletas, ao aceitar o tratamento, passam 9 meses.

Já na cidade de Corbélia, existe a "Fraternita São Paulo da Cruz", que tem a mesma finalidade da casa das irmãs em Cascavel, mas é masculina, e também em tempos fora da pandemia realizam diversos encontros querigmaticos.

A comunidade, não se resume apenas a vida religiosa e ao cuidado com os filhos prediletos, mas também temos a missão Caminho Kids, voltada toda para a evangelização das crianças, Juventude Caminho, Sede Sóbrios e Leigos Associados, ou seja, aqui podemos ver de forma pratica o cuidado ao pobre em seus múltiplos rostos, a fraternidade é para todos.

Por fim, costumamos dizer que Corbélia é o coração da Fraternidade, pois é aqui que se encontram nossos noviciados, lugar formativo e de retiro, onde todos os freis e irmãs de todas as nossas missões espalhadas pelo mundo se preparam para professar os votos. Portanto, temos o Noviciado São Damião em Corbélia, onde encontram-se os noviços, e no Distrito da Penha, o Noviciado Santa Maria dos Anjos, onde encontram-se nossas noviças.

Para saber mais de quem somos, o que fazemos e onde estamos, entre em nosso site https://www.ocaminho.org/, ou em nossas redes sociais @fraternidadeocaminho.

Por Matheus Scalfoni,

Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Cascavel (Pascom).

Fonte: www.arquicascavel.org.br