1º ENCONTRO – Tema: CEM % VIDA
Por que 100 e não 50?
Sugestão: providenciar e colocar no lugar central do encontro uma Imagem da Casa, do Coração e da Cidade e/ou Distrito e/ou Bairro; uma Bíblia, Terço e Imagem de um Santo ou Santa; um par de sandálias e os alimentos que os participantes trouxeram para partilhar.
INTRODUÇÃO
Coordenador (a): Boa noite... Sejam todos bem-vindos ao nosso 1º Encontro da Comunidade Eclesial Missionária! A partir de hoje, para facilitar a comunicação, em vez de dizer Comunidade (C) Eclesial (E) Missionária (M), vamos dizer somente a sigla: CEM. Ok? Agora peço ao dono da casa que faça a acolhida dos visitantes.
Dono da casa: (espontaneamente faz a acolhida de todos os presentes).
Coordenador (a): Por ser o nosso primeiro encontro vamos fazer uma pequena apresentação dos participantes (dizer o nome, onde mora e o que espera do CEM).
Coordenador (a): O tema deste primeiro encontro é CEM% Vida. O nosso CEM é chamado a viver a vida como DOM e COMPROMISSO, que consiste em ver, solidarizar-se e cuidar uns dos outros. Por que 100 e não 50?
Todos: Porque somos loucos de amor, loucos pela fé e, por isso, loucos pela vida.
SINAL DA CRUZ
Coordenador (a): Neste desejo é que queremos iniciar o nosso encontro invocando a Santíssima Trindade (pode ser cantado).
Todos: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.
ORAÇÃO DE INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Coordenador (a): Invoquemos juntos o Espírito Santo sobre nosso encontro e sobre essa família que nos acolhe.
Canto: Vem Espírito Santo, vem! Vem iluminar! (2x) A nossa vida vem, iluminar! Nosso caminho vem, iluminar! Nossa família vem, iluminar! O nosso encontro vem, iluminar!
Todos: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e ascendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruístes os vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém!
ORAÇÃO DAS CEMs
Coordenador (a): Vamos pedir a Deus que fortaleça na unidade e na perseverança todos os CEMs de nossa Arquidiocese para que sejam espaço para a vivência da fé:
Deus, nosso Pai, que enviastes vosso Filho Jesus Cristo ao mundo, como vosso primeiro missionário, que saindo do seio familiar da Santíssima Trindade e encarnando-se no seio da Virgem Maria, habitou uma família humana, ajudai-nos a compreender e fazer a experiência da fé nesse novo tempo de evangelização.
Enviai hoje à nossa Arquidiocese de Cascavel, a força do Espírito Santo, e dai-nos a constância na Fé, para que a vontade divina transforme nossa vida interior. Pela vivência do Evangelho, fazei-nos experimentar a mesma graça vivida pelos primeiros cristãos.
Que sejamos verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo, ao assumirmos o compromisso de fidelidade com nossa Arquidiocese as prioridades do Plano de Ação Evangelizadora para fazer acontecer em nossas casas, igrejas e paróquias, as comunidades eclesiais missionárias.
Ajudai-nos, sob a proteção da bem-aventurada Virgem Maria, Senhora da Conceição Aparecida, a cuidar da casa comum, com base nos quatro pilares da evangelização - palavra, pão, caridade e ação missionária - na construção de uma Igreja acolhedora e em saída, espaço de comunhão e de partilha. Isso vos pedimos, por Jesus Cristo, o vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
Coordenador (a): Vamos pegar a nossa Bíblia no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículos 42-43, e juntos ler e meditar a Palavra de Deus:
Leitor (a): 42 Eles mostravam-se perseverantes aos ensinamentos dos Apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações. 43 Apossava-se de todos o temor, pois numerosos eram os prodígios e sinais que se realizavam por meio dos apóstolos. Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus.
Coordenador (a): Para refletir e rezar: Por que os primeiros cristãos se reuniam nas casas para ouvir a Palavra de Deus? Como tornar o nosso CEM semelhante a dos primeiros cristãos? Quais prodígios e/ou sinais podem se realizar através do nosso CEM?
Testemunho: (depois da reflexão acima, quem coordena motiva para que alguém do grupo dê um testemunho da importância de participar da Igreja para se ter uma vida melhor)
PRECES
Coordenador (a): O símbolo do CEM é a casa, imagem de maior proximidade das pessoas e imagem da necessidade da Igreja se fazer cada vez mais presente nos locais onde as pessoas estão. Além de estar com as portas sempre abertas, a casa, chamada CEM, tem quatro pilares que a sustenta como Casa da acolhida, do encontro e da ternura.
(Colocar uma imagem da casa no centro do encontro)
Leitor (a): O primeiro pilar é a PALAVRA DE DEUS. No CEM, a Palavra de Deus vai ser lida, meditada, rezada e vivenciada por todos, conforme viviam os primeiros cristãos que se reuniam nas casas: “eles eram perseverantes no ensinamento dos apóstolos” (At 2, 42).
Todos: Senhor, tornai o nosso CEM ouvinte fiel da sua Palavra.
(Colocar a Bíblia no centro do encontro)
Leitor (a): O segundo pilar é o PÃO. No CEM, o pão é a eucaristia, a oração e a partilha, conforme viviam os primeiros cristãos que se reuniam nas casas: “eles eram perseverantes [...] na fração do pão, e nas orações” (At 2, 42).
Todos: Senhor, tornai o nosso CEM participante fiel da Santa Missa.
(Colocar o terço, a imagem de um santo e
os alimentos para partilha no centro do encontro)
Leitor (a): O terceiro pilar é a CARIDADE. No CEM, a ação mais importante é amar a Deus e ao próximo, como viviam os primeiros cristãos quando se reuniam nas casas: “eles eram perseverantes [...] na comunhão fraterna” (At 2, 42).
Todos: Senhor, tornai o nosso CEM servidor fiel dos necessitados.
(Colocar a imagem de um coração no centro do encontro)
Leitor (a): O quarto pilar é a MISSÃO. No CEM, os participantes se tornam missionários de Jesus Cristo, conforme o testemunho de Filipe: “passando adiante, anunciava o Evangelho a todas as cidades (At 8,40).
Todos: Senhor, tornai o nosso CEM missionário fiel do Evangelho.
(Colocar a imagem da nossa Cidade ou distrito ou bairro
e um par de sandálias)
PAI-NOSSO
(de preferência de mãos dadas e ao redor da mesa)
BÊNÇÃO DOS ALIMENTOS E PARTILHA
(que cada integrante traga algo para partilhar)
Coordenador (a): Vamos rezar juntos:
Senhor, abençoe o precioso alimento que coloca na nossa mesa, que ele nunca nos falte. Mas, principalmente, não nos falte o vosso corpo, que é Santíssimo e o Vosso Sangue, que é preciosíssimo - o alimento e a bebida que nos conduzem à vida eterna. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
BENÇÃO FINAL
Coordenador (a): O Senhor esteja conosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
Coordenador (a): Abençoe-nos o Deus, todo Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém.
(pode-se cantar um canto apropriado)