5º ENCONTRO – Tema: Vida de Fé
Por que a fé e não a dúvida?
Sugestão: quem coordena providenciar, réplica de espada, cofre e sete velas.
INTRODUÇÃO
Coordenador (a): Boa noite... Sejam todos bem-vindos ao nosso 5º Encontro da Comunidade Eclesial Missionária (CEM)! Hoje vamos avaliar, partilhar e rezar a nossa vida de fé. Onde há fé não há lugar para a dúvida. Peço ao dono da casa que faça a acolhida dos visitantes!
Dono (a) da casa: (faz espontaneamente a acolhida de todos os presentes)
Coordenador (a): Neste nosso 5º Encontro somos chamados a ver, avaliar e rezar nossa vida de fé. A fé como uma espécie de “combustível” para a nossa caminhada missionária. Sem fé não se vai muito longe na missão.
Todos: “A fé é um modo de possuir o que ainda se espera” (Hb 11, 1).
SINAL DA CRUZ
Coordenador(a): Fortalecidos pela fé que vem do Deus Trino, iniciemos esse nosso 5º encontro com o sinal do cristão, discípulo-missionário (o sinal da cruz pode ser cantado).
ORAÇÃO DE INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO
Coordenador(a): Rezemos juntos a oração do Divino Espírito Santo, para que o nosso encontro seja iluminado pela Luz divina, e que seja iluminada também a vida dessa família que nos acolhe.
Cantemos: A nós descei, Divina Luz (bis), Em nossas almas acendei, O amor, o amor de Jesus! (bis).
Todos: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
ORAÇÃO DAS CEMs
Coordenador(a): Vamos pedir que Deus fortaleça na unidade e na perseverança todos os CEMs de nossa Arquidiocese, para que sejam espaços para a vivência da fé.
Deus, nosso Pai, que enviastes vosso Filho Jesus Cristo ao mundo, como vosso primeiro missionário, que saindo do seio familiar da Santíssima Trindade e encarnando-se no seio da Virgem Maria, habitou uma família humana, ajudai-nos a compreender e fazer a experiência da fé nesse novo tempo de evangelização.
Enviai hoje à nossa Arquidiocese de Cascavel, a força do Espírito Santo, e dai-nos a constância na Fé, para que a vontade divina transforme nossa vida interior. Pela vivência do Evangelho, fazei-nos experimentar a mesma graça vivida pelos primeiros cristãos.
Que sejamos verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo, ao assumirmos o compromisso de fidelidade com nossa Arquidiocese as prioridades do Plano de Ação Evangelizadora para fazer acontecer em nossas casas, igrejas e paróquias, as comunidades eclesiais missionárias.
Ajudai-nos, sob a proteção da bem-aventurada Virgem Maria, Senhora da Conceição Aparecida, a cuidar da casa comum, com base nos quatro pilares da evangelização - palavra, pão, caridade e ação missionária - na construção de uma Igreja acolhedora e em saída, espaço de comunhão e de partilha. Isso vos pedimos, por Jesus Cristo, o vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
LEITURA ORANTE DA BÍBLIA
Coordenador(a): Tomemos o trecho da segunda Carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 4, 6-8.16-18), e vamos ler, com o método da Leitura Orante.
Leitor (a): Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo - Caríssimo: 6 Quanto a mim, eu já estou para ser oferecido em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7 Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8 Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa. 16 Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17 Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão.
18 O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém. Palavra do Senhor.
Todos: Graças a Deus.
Coordenador (a): Para refletir e rezar: Na prisão e próximo da morte, Paulo tem dúvida de fé? Por que as pessoas o abandonaram? Ele está desesperado e sozinho? Quem esteve ao lado de Paulo e o libertou do mal? O que significa ser libertado da boca do Leão? Paulo tem medo de morrer por causa do Evangelho? Paulo foi fiel a missão que recebeu de Jesus? Você já passou por situações semelhantes as vivenciadas por Paulo?
Testemunho: (depois da reflexão acima, quem coordena motiva para que alguém do grupo dê um testemunho de como a fé lhe ajudou a superar um momento difícil).
PRECES
Coordenador (a): Os símbolos deste nosso 5º Encontro é a espada e o cofre. A “espada” do combate e o “cofre” que guardamos a fé. Quais são as maiores lutas que enfrentamos hoje na missão, e como conseguimos guardar a nossa fé diante de tantos desafios? Rezemos essa realidade de nossas Comunidades Eclesiais Missionárias que precisam diariamente combater o bom combate, ser perseverante para completar a corrida e, apesar de tudo, guardar a fé.
(Colocar no centro réplica de espada, um cofre e quatro sete apagadas. Após cada pedido, alguém acende uma das velas)
Leitor (a): Que os desafios da missão não nos esmoreçam, e que sejamos perseverantes nas lutas diárias em prol da vida. Rezemos ao Senhor.
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.
Leitor(a): Que a exemplo de Paulo, apóstolo, possamos combater o bom combate, cumprir a missão e guardar a fé. Rezemos ao Senhor.
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.
Leitor(a): Dai perseverança aos missionários Ad Gentes, e aos que estão enfrentando os desafios da missão Amazônia, para que não desanimem e tenham fé. Rezemos ao Senhor.
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.
Leitos(a): Que as Comunidades Eclesiais Missionárias desta Arquidiocese abracem verdadeiramente a missão de evangelizar conforme pedem as Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Rezemos ao senhor.
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.
(Preces espontâneas)
PAI-NOSSO
(de preferência de mãos dadas em torno dos símbolos do encontro)
BÊNÇÃO DOS ALIMENTOS E PARTILHA
(que cada integrante traga algo para partilhar)
Coordenador (a): Estendamos nossa mão sobre os alimentos e rezemos juntos:
Senhor, abençoai esses pães, para que nunca falte em nossa mesa, nem na mesa de nossos irmãos. Que alimentados por esse pão, aprendamos a partilhar na missão. Que cada um de nós saiamos desse encontro alimentados e fortalecidos pela Palavra e pelo alimento partilhado. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
BENÇÃO FINAL
Coordenador(a): O Senhor esteja conosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
Coordenador(a): Abençoe-nos o Deus, todo Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém.
(pode-se cantar um canto apropriado)