4º Encontro | CEM - Comunidade Eclesial Missionária

4º Encontro | CEM - Comunidade Eclesial Missionária

4º ENCONTRO – Tema: Vida em Festa


Por que alegria e não tristeza?

Sugestão: quem coordena providenciar, Pão e Vinho.

INTRODUÇÃO

Coordenador (a): Boa noite... Sejam todos bem-vindos ao nosso 4º Encontro da Comunidade Eclesial Missionária (CEM)! Hoje vamos avaliar, partilhar e rezar a nossa vida em Festa, entender o sentido verdadeiro da alegria. Onde há Alegria não há lugar para a tristeza. Peço ao dono da casa que faça a acolhida dos visitantes. 

Dono (a) da casa: (faz espontaneamente a acolhida de todos os presentes)

Coordenador (a): Jesus gostava de uma festa e era uma pessoa muito alegre. Os evangelhos nos falam que Jesus estava em uma festa de casamento (Jo 2,1-10); põe-se à mesa com os seus discípulos para as refeições; encontrava-se com as pessoas, com pecadores e cobradores de impostos, a exemplo de Zaqueu (Lc 19,1-10), quando Jesus se oferece para ir à sua casa. Jesus se encontra com a mulher pecadora, na casa de um Fariseu (Lc 7,36-50), Ele a ama e a acolhe. Ela passa então a ser sua discípula e seguidora. 

Todos: A Festa da Vida se dá no encontro com Jesus que salva o homem dos seus pecados (cf. Mt 1, 21).

SINAL DA CRUZ

Coordenador (a): Fortalecidos pela fé que vem do Deus Trino, iniciemos esse nosso 4º encontro com o sinal da nossa fé, a mesma fé que nos une (o sinal da cruz pode ser cantado).

 

ORAÇÃO DE INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

Coordenador (a): Rezemos juntos a oração ao Divino Espírito Santo, para que o nosso encontro seja iluminado pela Luz divina, e que seja iluminada também a vida dessa família que nos acolhe.

Cantemos: A nós descei, Divina Luz (bis), Em nossas almas acendei, O amor, o amor de Jesus! (bis). 

Todos: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 

Oremos: Ó Deus, que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

ORAÇÃO DAS CEMs

Coordenador(a): Vamos pedir que Deus fortaleça na unidade e na perseverança todos as CEMs de nossa Arquidiocese, para que sejam o lugar da Vida Em Festa no encontro com o Cristo.

 

Deus, nosso Pai, que enviastes vosso Filho Jesus Cristo ao mundo, como vosso primeiro missionário, que saindo do seio familiar da Santíssima Trindade e encarnando-se no seio da Virgem Maria, habitou uma família humana, ajudai-nos a compreender e fazer a experiência da fé nesse novo tempo de evangelização.

Enviai hoje à nossa Arquidiocese de Cascavel, a força do Espírito Santo, e dai-nos a constância na Fé, para que a vontade divina transforme nossa vida interior.  Pela vivência do Evangelho, fazei-nos experimentar a mesma graça vivida pelos primeiros cristãos.

Que sejamos verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo, ao assumirmos o compromisso de fidelidade com nossa Arquidiocese as prioridades do Plano de Ação Evangelizadora para fazer acontecer em nossas casas, igrejas e paróquias, as comunidades eclesiais missionárias.

Ajudai-nos, sob a proteção da bem-aventurada Virgem Maria, Senhora da Conceição Aparecida, a cuidar da casa comum, com base nos quatro pilares da evangelização - palavra, pão, caridade e ação missionária - na construção de uma Igreja acolhedora e em saída, espaço de comunhão e de partilha. Isso vos pedimos, por Jesus Cristo, o vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

LEITURA ORANTE DA BÍBLIA

Coordenador(a): Tomemos o trecho do Livro do Profeta Isaías, capítulo 49, versículo 13, e vamos ler, com o método da Leitura Orante da Bíblia.

Leitor (a): Leitura do Livro do Profeta Isaías - Ó Céus, dai gritos de Alegria, ó terra, regozija-te, os montes rompam em alegres cantos, pois Iahweh consolou o seu povo, ele se compadece dos seus aflitos. Palavra do Senhor.

Todos: Graças a Deus.

Coordenador (a): Para refletir e rezar: Eu gosto de festa? A festa me aproxima de Deus e dos outros? De onde vem a alegria e a tristeza? A festa que organizo ou participo me traz alegria ou tristeza? Como têm sido organizadas as festas em minha Igreja: Só visam lucro? Une as pessoas? Os pobres participam? A cerveja é necessária numa festa? Por que alguns jovens precisam de drogas para festejar e se “alegrar”? Como proceder: proibir o consumo de bebida alcoólica ou conscientizar para o consumo equilibrado? O que podemos fazer para ajudar os dependentes químicos? Na sua comunidade existe a Pastoral da Sobriedade? 

Testemunho(depois da reflexão acima, quem coordena motiva para que alguém do grupo dê um testemunho de como a experiência de Deus em sua vida o ajudou a encontrar a verdadeira alegria e por qual motivo se transformou em festa).

PRECES

Coordenador (a): Os símbolos deste nosso 4º Encontro são o Pão e o Vinho. O “Pão” da Eucaristia, que alimenta a Alma e a torna alegre ao encontrar o Mestre e o “Vinho” que nos lembra a verdadeira alegria de estarmos unidos e o motivo de nossa festa. Vinho que se torna sangue de Cristo, derramado por nós, verdadeiro sentido da vida cristã. Quais são as maiores lutas que enfrentamos hoje na missão, e como conseguiremos manter firme a nossa alegria diante de tantos desafios? Rezemos essa realidade de nossas Comunidades Eclesiais Missionárias que precisam diariamente encontrar o verdadeiro sentido da vida, para que o pranto se transforme em dança.

Leitor (a): Que os desafios da missão não nos esmoreçam, e que sejamos perseverantes nas lutas diárias em prol da vida. Rezemos ao Senhor.

Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

Leitor(a): Que a exemplo dos Santos Mártires, possamos a cada dia, encontrar o verdadeiro sentido da vida cristã e com alegria, perseverantes entrarmos para o banquete celeste. Rezemos ao Senhor.

Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

Leitor(a): Senhor, dai perseverança aos pobres e marginalizados que sofrem todos os dias o martírio da fome, da peste e da miséria, para que tenhamos consciência e profunda caridade para proporcionarmos a eles a alegria do mínimo necessário. Rezemos ao Senhor.

Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

Leitor (a): Que transformemos nossas comunidades em verdadeiras Igrejas acolhedoras, que não ficam somente nas palavras e nas reflexões, mas que a cada dia, transformem a realidade atual em gestos concretos. Rezemos ao senhor.

Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

Leitor (a): Que as Comunidades Eclesiais Missionárias desta Arquidiocese abracem verdadeiramente a missão de evangelizar conforme pedem as Novas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Rezemos ao senhor.

Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

(Preces espontâneas)

PAI-NOSSO

(de preferência de mãos dadas em torno dos símbolos do encontro)

 

COMPROMISSO

(Convidar mais uma pessoa para o próximo encontro, e trazer algum alimento para partilhar)

 

BÊNÇÃO DOS ALIMENTOS E PARTILHA

(que cada integrante traga algo para partilhar)

 

Coordenador (a): estendamos nossa mão sobre os alimentos e rezemos juntos: 

 

Senhor, abençoai esses pães, para que nunca falte em nossa mesa, nem na mesa de nossos irmãos. Que alimentados por esse pão, aprendamos a partilhar na missão. Que cada um de nós saiamos desse encontro alimentados e fortalecidos pela Palavra e pelo alimento partilhado. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

BENÇÃO FINAL

Coordenador(a): O Senhor esteja conosco.

Todos: Ele está no meio de nós.

Coordenador(a): Abençoe-nos o Deus, todo Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém.

(pode-se cantar um canto apropriado)