1º Encontro | CEM - Comunidade Eclesial Missionária

1º Encontro | CEM - Comunidade Eclesial Missionária

1º ENCONTRO – Tema: CEM % VIDA

Por que 100 e não 50?


Sugestão: providenciar e colocar no lugar central do encontro uma Imagem da Casa, do Coração e da Cidade e/ou Distrito e/ou Bairro; uma Bíblia, Terço e Imagem de um Santo ou Santa; um par de sandálias e os alimentos que os participantes trouxeram para partilhar.

 

INTRODUÇÃO

Coordenador (a): Boa noite... Sejam todos bem-vindos ao nosso 1º Encontro da Comunidade Eclesial Missionária! A partir de hoje, para facilitar a comunicação, em vez de dizer Comunidade (C) Eclesial (E) Missionária (M), vamos dizer somente a sigla: CEM. Ok? Agora peço ao dono da casa que faça a acolhida dos visitantes. 

 

Dono da casa(espontaneamente faz a acolhida de todos os presentes). 

 

Coordenador (a): Por ser o nosso primeiro encontro vamos fazer uma pequena apresentação dos participantes (dizer o nome, onde mora e o que espera do CEM). 

 

Coordenador (a): O tema deste primeiro encontro é CEM% Vida. O nosso CEM é chamado a viver a vida como DOM e COMPROMISSO, que consiste em ver, solidarizar-se e cuidar uns dos outros. Por que 100 e não 50? 

 

Todos: Porque somos loucos de amor, loucos pela fé e, por isso, loucos pela vida.  

 

 

SINAL DA CRUZ 

Coordenador (a): Neste desejo é que queremos iniciar o nosso encontro invocando a Santíssima Trindade (pode ser cantado). 

Todos: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”.

  

ORAÇÃO DE INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO

Coordenador (a): Invoquemos juntos o Espírito Santo sobre nosso encontro e sobre essa família que nos acolhe.

 

Canto:  Vem Espírito Santo, vem! Vem iluminar! (2x) A nossa vida vem, iluminar!  Nosso caminho vem, iluminar!  Nossa família vem, iluminar! O nosso encontro vem, iluminar!

 

Todos: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e ascendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruístes os vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém!

 

ORAÇÃO DAS CEMs

Coordenador (a): Vamos pedir a Deus que fortaleça na unidade e na perseverança todos os CEMs de nossa Arquidiocese para que sejam espaço para a vivência da fé:

 

Deus, nosso Pai, que enviastes vosso Filho Jesus Cristo ao mundo, como vosso primeiro missionário, que saindo do seio familiar da Santíssima Trindade e encarnando-se no seio da Virgem Maria, habitou uma família humana, ajudai-nos a compreender e fazer a experiência da fé nesse novo tempo de evangelização.

Enviai hoje à nossa Arquidiocese de Cascavel, a força do Espírito Santo, e dai-nos a constância na Fé, para que a vontade divina transforme nossa vida interior.  Pela vivência do Evangelho, fazei-nos experimentar a mesma graça vivida pelos primeiros cristãos.

Que sejamos verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo, ao assumirmos o compromisso de fidelidade com nossa Arquidiocese as prioridades do Plano de Ação Evangelizadora para fazer acontecer em nossas casas, igrejas e paróquias, as comunidades eclesiais missionárias.

Ajudai-nos, sob a proteção da bem-aventurada Virgem Maria, Senhora da Conceição Aparecida, a cuidar da casa comum, com base nos quatro pilares da evangelização - palavra, pão, caridade e ação missionária - na construção de uma Igreja acolhedora e em saída, espaço de comunhão e de partilha. Isso vos pedimos, por Jesus Cristo, o vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

LEITURA ORANTE DA BÍBLIA

Coordenador (a): Vamos pegar a nossa Bíblia no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículos 42-43, e juntos ler e meditar a Palavra de Deus: 

Leitor (a): 42 Eles mostravam-se perseverantes aos ensinamentos dos Apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações. 43 Apossava-se de todos o temor, pois numerosos eram os prodígios e sinais que se realizavam por meio dos apóstolos.  Palavra do Senhor. 

Todos: Graças a Deus. 

 

Coordenador (a): Para refletir e rezar: Por que os primeiros cristãos se reuniam nas casas para ouvir a Palavra de Deus? Como tornar o nosso CEM semelhante a dos primeiros cristãos? Quais prodígios e/ou sinais podem se realizar através do nosso CEM?

Testemunho(depois da reflexão acima, quem coordena motiva para que alguém do grupo dê um testemunho da importância de participar da Igreja para se ter uma vida melhor) 

PRECES

Coordenador (a): O símbolo do CEM é a casa, imagem de maior proximidade das pessoas e imagem da necessidade da Igreja se fazer cada vez mais presente nos locais onde as pessoas estão. Além de estar com as portas sempre abertas, a casa, chamada CEM, tem quatro pilares que a sustenta como Casa da acolhida, do encontro e da ternura.  

 

(Colocar uma imagem da casa no centro do encontro)

 

Leitor (a): O primeiro pilar é a PALAVRA DE DEUS. No CEM, a Palavra de Deus vai ser lida, meditada, rezada e vivenciada por todos, conforme viviam os primeiros cristãos que se reuniam nas casas: “eles eram perseverantes no ensinamento dos apóstolos” (At 2, 42).  

Todos: Senhor, tornai o nosso CEM ouvinte fiel da sua Palavra.  

 

(Colocar a Bíblia no centro do encontro)

 

Leitor (a): O segundo pilar é o PÃO.  No CEM, o pão é a eucaristia, a oração e a partilha, conforme viviam os primeiros cristãos que se reuniam nas casas: “eles eram perseverantes [...] na fração do pão, e nas orações” (At 2, 42). 

Todos: Senhor, tornai o nosso CEM participante fiel da Santa Missa.  

 

(Colocar o terço, a imagem de um santo e 

os alimentos para partilha no centro do encontro)

 

Leitor (a): O terceiro pilar é a CARIDADE. No CEM, a ação mais importante é amar a Deus e ao próximo, como viviam os primeiros cristãos quando se reuniam nas casas: “eles eram perseverantes [...] na comunhão fraterna” (At 2, 42).  

Todos: Senhor, tornai o nosso CEM servidor fiel dos necessitados.  

 

(Colocar a imagem de um coração no centro do encontro)

 

Leitor (a): O quarto pilar é a MISSÃO.  No CEM, os participantes se tornam missionários de Jesus Cristo, conforme o testemunho de Filipe: “passando adiante, anunciava o Evangelho a todas as cidades (At 8,40). 

Todos: Senhor, tornai o nosso CEM missionário fiel do Evangelho.  

 

(Colocar a imagem da nossa Cidade ou distrito ou bairro 

e um par de sandálias)

 

PAI-NOSSO

(de preferência de mãos dadas e ao redor da mesa)

 

 

BÊNÇÃO DOS ALIMENTOS E PARTILHA

(que cada integrante traga algo para partilhar)

 

Coordenador (a): Vamos rezar juntos: 

 

Senhor, abençoe o precioso alimento que coloca na nossa mesa, que ele nunca nos falte. Mas, principalmente, não nos falte o vosso corpo, que é Santíssimo e o Vosso Sangue, que é preciosíssimo - o alimento e a bebida que nos conduzem à vida eterna. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. 

 

BENÇÃO FINAL

Coordenador (a): O Senhor esteja conosco.

Todos: Ele está no meio de nós.

Coordenador (a): Abençoe-nos o Deus, todo Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos: Amém.


(pode-se cantar um canto apropriado)