Mensagem do Papa a Kiko Argüello pelos seus 80 anos

11 de janeiro de 2019 às 11:51
Mensagem do Papa a Kiko Argüello pelos seus 80 anos


“Querido irmão, não quero que passe este dia sem lhe enviar algumas linhas de proximidade e fraterna ação de graças pelo seus 80 anos”, frisa o Pontífice no texto.

Cidade do Vaticano

O Papa Francisco escreveu uma mensagem pessoal ao iniciador do Caminho Neocatecumenal, Kiko Argüello, parabenizando-o pelos seus oitenta anos completados, nesta quarta-feira (09/01), em Madri.



“Querido irmão, não quero que passe este dia sem lhe enviar algumas linhas de proximidade e fraterna ação de graças pelo seus 80 anos”, frisa o Pontífice no texto.

“Agradeço a Deus que o elegeu e obrigado por sua fidelidade. Que o Senhor lhe pague por todo o bem que faz à Igreja. Estou próximo a você, rezo e o acompanho. Parabéns! Espero que os membros do Caminho façam um bolo com 80 velinhas para você”, escreve ainda Francisco.

Kiko agradece ao Papa

Kiko acolheu o gesto do Papa “com grande entusiasmo”. Agradeceu ao Pontífice por suas palavras proferidas no final da missa celebrada na Casa Santa Marta, na última terça-feira (08/01), em que o Papa agradeceu-lhe “pelo zelo apostólico com que trabalha na Igreja”.

Numa nota, junto com pe. Mario Pezzi e Maria Ascensión Romero, com ele responsáveis internacionais do Caminho, manifestou gratidão a Francisco e renovou “o seu afeto e sua proximidade, assegurando-lhe suas orações pelo seu ministério petrino”.

Encontro em Tor Vergata

O último encontro do Papa Francisco com Kiko Argüello ocorreu, em 5 de maio passado, quando o Caminho Neocatecumenal celebrou, na esplanada de Tor Vergata, os 50 anos de nascimento das primeiras comunidades em Roma.

Naquela ocasião, o Papa falando em seu discurso sobre a força do anúncio do Evangelho no Caminho Neocatecumenal, disse que “não contam os argumentos que convencem, mas a vida que atrai; não a capacidade de se impor, mas a coragem de servir. Vocês têm em seu ‘DNA’ esta vocação para anunciar, vivendo em família, seguindo o exemplo da Sagrada Família: em humildade, simplicidade e louvor. Levem esta atmosfera familiar aos muitos  lugares desolados e sem afeto”.

Uma realidade eclesial presente em 134 países do mundo

O Caminho Neocatecumenal é um itinerário de iniciação cristã presente hoje em 134 países dos cinco continentes, com milhares de comunidades. Nasceu nos anos 60 nas favelas de Palomeras Altas, na periferia de Madri.