Nova nomeação para a diocese de Registro

16 de maio de 2018 às 12:20
Nova nomeação para a diocese de Registro


Após a renúncia de Dom José Luiz Bertanha, S.V.D. ao governo pastoral de Registro, o Papa Francisco nomeou hoje novo bispo.

Cidade do Vaticano

Nesta quarta-feira, dia 16 de maio, o Papa Francisco nomeou como bispo para a diocese de Registro, o Reverendo Padre Manoel Ferreira dos Santos Junior, M.S.C., até o presente momento reitor e pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, na diocese de Itapetinga. Padre Manoel substituirá Dom José Luiz Bertanha, S.V.D., que apresentou sua renúncia ao Papa.

O Reverendo Padre Manoel Ferreira dos Santos Junior, M.S.C., Nasceu em 21 de março de 1967 em Itapetininga, na diocese homônima do Estado de São Paulo. Completou seus estudos em Filosofia na Universidade São Francisco em São Paulo (1987-1989) e em Teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo (1991-1994), onde obteve a Licenciatura em Teologia Pastoral (1998-2002). Frequentou também o curso de Direção Espiritual no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2006).

No dia 2 de fevereiro de 1991, fez a sua profissão religiosa na Congregação dos Missionários do Sagrado Coração e foi ordenado sacerdote em 7 de janeiro de 1995.

Na Congregação, ocupou os seguintes cargos: reitor do Pré-Noviciado e do Seminário de Teologia, vice-Mestre de Noviços; coordenador da Casa de Recuperação para toxicodependentes; vice-provincial e superior provincial por dois mandatos (2011-2017). Além disso, foi vigário paroquial e depois pároco e reitor do santuário "Sagrado Coração de Jesus" em São Paulo; pároco de São Benedito em São Paulo, de Santa Rita de Cássia em Pirassununga (diocese de Limeira) e de Nossa Senhora da Soledade em Delfim Moreira (arquidiocese de Pouso Alegre).
Atualmente é pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida do Sul, na diocese de Itapetininga