CNBB saúda os Bispos

20 de abril de 2017 às 13:55
CNBB saúda os Bispos



CNBB saúda padre Bruno Elizeu Versari

Entidade recebeu com alegria a nomeação do presbítero como bispo coadjutor de Campo Mourão (PR)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou ao padre Bruno Elizeu Versari, nomeado bispo coadjutor de Campo Mourão (PR), na quarta-feira, dia 19 de abril, abraço fraterno e oração pelo êxito de sua missão episcopal. A entidade ainda deseja que o seu trabalho junto com o bispo titular de Campo Mourão, dom Francisco Javier Delvalle Paredes, seja abençoado e que produza muitos frutos.

Leia na íntegra:

 

 

Saudação da CNBB ao padre Bruno Elizeu Versari

 

Brasília, 19 de abril de 2017

 

Prezado Irmão, padre Bruno Elizeu Versari.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como bispo coadjutor de Campo Mourão (PR). Agradecemos, nesta ocasião, o carinho e o cuidado dispensados pelo Papa Francisco à Igreja no Brasil.

Desejamos que o seu trabalho junto com dom Francisco Javier Delvalle Paredes seja abençoado e que produza muitos frutos.

Ao saudar sua nomeação, oferecemos uma passagem inspiradora do Magistério do Papa Francisco quando ordenou um dos atuais bispos auxiliares de Roma, dom Angelo de Donatis, em 9 de novembro de 2015: “Quanto a ti, irmão caríssimo, eleito pelo Senhor, reflete que foste escolhido entre os homens e para os homens foste constituído nas coisas que dizem respeito a Deus. Com efeito, Episcopado é o nome de um serviço, não de uma honra, pois ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre: ‘Quem é o maior entre vós, faça-se o mais pequenino, e quem governa, como aquele que serve’. Anuncia a Palavra em todas as ocasiões oportuna e por vezes inoportunamente: admoesta, repreende, mas sempre com doçura; exorta com toda a magnanimidade e doutrina”

Enviamos nosso abraço fraterno e nossa oração pelo êxito de sua missão.

 

 

Em Cristo,

 

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Saudação da CNBB ao padre José Ionilton Lisboa de Oliveira

No texto, Conferência manifesta união ao povo que acolhe o novo bispo e o desejo de um trabalho cheio de frutos

Nomeado para a prelazia de Itacoatiara (AM), padre José Ionilton Lisboa de Oliveira, foi congratulado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nesta quarta-feira, dia 19 de abril. No texto, assinado pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da entidade, dom Leonardo Ulrich Steiner, é manifestada união ao povo que o acolhe e o desejo de um trabalho "cheio de frutos". "Rezamos pelo bom êxito de sua missão e enviamos nosso abraço fraterno", afirma a CNBB.

Leia na íntegra:

 

Saudação da CNBB ao padre José Ionilton Lisboa de Oliveira

 

Brasília, 19 de abril de 2017

 

Prezado Irmão, padre José Ionilton Lisboa de Oliveira.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como bispo de Itacoatiara (AM). Renovamos, nesse ensejo, nossa gratidão ao Papa Francisco que escolhe pastores para as nossas Igrejas Particulares.

A cinquentenária Prelazia para a qual o senhor é enviado pela Igreja espera um novo bispo desde o falecimento de Dom Carillo Gritti. Estamos unidos a esse povo que acolhe o senhor neste momento e desejamos que seu trabalho seja cheio de frutos.

Para saudar sua nomeação, trazemos um trecho de uma mensagem do Papa Francisco dirigida aos bispos da Itália, em maio de 2013: “ser Pastor significa acreditar cada dia na graça e na força que nos vem do Senhor, não obstante a nossa debilidade, e assumir até ao fundo a responsabilidade de caminhar diante da grei, livres de pesos que impedem a sadia disponibilidade apostólica, e sem hesitações na orientação, para tornar reconhecível a nossa voz, quer por quantos abraçaram a fé, quer por aqueles que ainda «não são deste aprisco (Jo 10, 16): somos chamados a fazer nosso o sonho de Deus, cuja casa não conhece exclusão de pessoas ou de povos”.

Rezamos pelo bom êxito de sua missão e enviamos nosso abraço fraterno.

 

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CNBB emite saudação a dom Francisco Carlos Bach

CNBB agradecemos pelo trabalho em São José dos Pinhais e enviou o abraço fraterno e preces

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou nesta quarta-feira, dom Francisco Carlos Bach, nomeado pelo papa Francisco para a vacante diocese de Joinville (SC). No texto, a entidade une-se às comunidades diocesanas para acolher o novo bispo e deseja "que seu trabalho seja longo e abençoado".

Leia na íntegra:

 

Saudação da CNBB ao Bispo de Joinville

 

Brasília, 19 de abril de 2017

 

Prezado Irmão, Francisco Carlos Bach.

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como bispo da Diocese de Joinville (SC). Ocasião essa que nos possibilita agradecer, uma vez mais, a atenção do Papa Francisco para com a Igreja no Brasil.

Desde o falecimento de dom Irineu Roque Scherer, as comunidades de Joinville aguardam a chegada do seu sucessor. Nos unimos a todos para acolher o senhor e desejamos que seu trabalho seja longo e abençoado.

Saudamos sua nomeação com uma palavra do Papa Francisco à Congregação para os bispos, em fevereiro de 2014: “O Bispo é antes de tudo um mártir do Ressuscitado. Não uma testemunha isolada mas juntamente com a Igreja. A sua vida e o seu ministério devem tornar credível a Ressurreição. Unindo-se a Cristo na cruz da verdadeira entrega de si, faz jorrar para a própria Igreja a vida que não morre. A coragem de morrer, a generosidade de oferecer a própria vida e de se consumir pelo rebanho estão inscritos no ‘dna’ do episcopado. A renúncia e o sacrifício são conaturais com a missão episcopal. E desejo frisar isto: a renúncia e o sacrifício são congénitos à missão episcopal. O episcopado não é para si mas para a Igreja, para a grei, sobretudo para aqueles que segundo o mundo são descartáveis”.

Recordamos seu belo lema episcopal “In manus tuas" – “Nas Suas Mãos” (Lc 24,47) para renovar a confiança em seu pastoreio, agradecemos seu trabalho em São José dos Pinhais e enviamos o nosso abraço fraterno e nossas preces.

 

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Saudação da CNBB ao Bispo de Imperatriz

Dom Vilsom Basso estava em Caxias do Maranhão (MA) desde 2010

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, assinou saudação ao novo bispo de Imperatriz (MA), dom Vilsom Basso, que é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB. Na mensagem, é manifestada a gratidão da entidade ao papa Francisco pelo cuidado permanente com a Igreja no Brasil "enviando pastores para nossas comunidades". 

Leia o texto na íntegra:

 

Saudação da CNBB ao Bispo de Imperatriz

Brasília, 19 de abril de 2017

 

Prezado Irmão, Dom Vilsom Basso.

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como bispo da Diocese de Imperatriz (MA). Manifestamos a nossa gratidão ao Papa Francisco pelo cuidado permanente com a Igreja no Brasil enviando pastores para nossas comunidades.

O povo dessa diocese espera por seu novo pastor desde a transferência de dom Gilberto Pastana de Oliveira para a Diocese do Crato (CE), em maio de 2016.

Desejamos que seu trabalho junto a esse povo seja pleno de frutos. Saudamos sua nomeação com uma palavra do Papa Francisco a um tema que lhe é muito caro: os jovens. O Santo Padre escreveu uma carta aos jovens no início deste ano na qual constata que “Um mundo melhor se constrói também graças a vós, ao vosso desejo de mudança e à vossa generosidade. Não tenhais medo de ouvir o Espírito que vos sugere escolhas audazes, não hesiteis quando a consciência vos pedir que arrisqueis para seguir o Mestre. Também a Igreja deseja colocar-se à escuta da vossa voz, da vossa sensibilidade, da vossa fé; até das vossas dúvidas e das vossas críticas. Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comunidades e fazei-o chegar aos pastores. São Bento recomendava aos abades que, antes de cada decisão importante, consultassem também os jovens porque ‘muitas vezes é exatamente ao mais jovem que o Senhor revela a melhor solução’ (Regra de São Bento III, 3)”.

Agradecemos pelo trabalho realizado desde 2010 na diocese de Caxias do Maranhão (MA), lembramos seu lema episcopal que nos inspira a todos: “Ecce venio, Domine” – “Eis-me aqui, Senhor” e enviamos o nosso abraço.

 

Em Cristo,

 

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB